Você sabe levar uma vida saudável? Confira 7 dicas e mude seus hábitos!

Atualizado em 29 de julho de 2019

|

POR Marina Zyrianoff

Você sempre ouve seus amigos falando que vão malhar, mas nunca tem vontade de ir à academia? Ouve a galera combinando uma corrida, mas não participa porque acha que não tem disposição? As amigas combinam aula de zumba e você sente que não tem o mesmo ritmo? Está na hora de mudar algumas atitudes e levar a sério a ideia de uma vida saudável de verdade, não acha?

A boa notícia é que você pode garantir bons resultados sem fazer grandes esforços — basta algumas adaptações no dia a dia, que não mudarão sua rotina, mas já trarão muitos benefícios e te proporcionarão novo gás para outras atividades. Confira!

7 hábitos para uma vida saudável

1. Beber água

Vida saudável: beber água

São necessários pelo menos 2 litros de água para manter seu corpo hidratado em um único dia. Parece difícil beber tanta água assim, mas é mais fácil do que você pensa e é só uma questão de tempo até você se acostumar e começar a sentir falta de beber menos água do que isso. Essa pequena mudança no seu dia a dia não exige esforço e traz ótimos resultados em super pouco tempo.

2. Subir/descer pela escada

Vida saudável: subir escadas

Se você mora em apartamento, em vez de subir ou descer pelo elevador, que tal optar pelas escadas de vez em quando? No começo, faça a troca num dia em que você estiver sentindo disposição extra. Depois, vá intercalando — dia do elevador, dia da escada. Os benefícios dessa simples mudança são inúmeros, e quanto mais você fazer menos difícil vai ser: a partir do quarto dia, subir as escadas se torna menos cansativo e mais prazeroso e ainda por cima fortalece a panturrilha.

3. Pular corda

Vida saudável: pular corda

Pode parecer bobo e brincadeira de criança, mas pular corda é um ótimo exercício para fazer em casa, ajuda a ganhar coordenação e é de graça — tudo o que você precisa é de uma corda. Inicie com 10 minutos de atividade diária e aumente com o tempo, a fim de melhorar a série. Você vai sentir os benefícios em pouco tempo.

4. Fazer aquecimento

Se optar por fazer exercícios em série, faça um aquecimento antes de iniciar seus treinos. Ele te ajudará a manter a disposição durante e depois dos exercícios e poderá evitar possíveis incômodos e até lesões. O aquecimento é uma prática muito recomendada por educadores físicos, principalmente para quem se exercita de manhã.

5. Fazer flexões

Vida saudável: fazer flexões

Não é tão fácil no início, mas dá para fazer em casa e não precisa de equipamentos, só força de vontade. E sabe qual é o melhor de tudo? Elas são um excelente exercício para trabalhar vários músculos do corpo ao mesmo tempo: fortalece ombros, peito e braços, principalmente quando feitas em pequenas séries.

6. Fazer agachamento

Vida saudável: fazer agachamentos

Assim como as flexões, os agachamentos são super simples de fazer, também não exigem equipamentos e ajudam a tornear a região das coxas e o bumbum. Ao longo do tempo, o esforço é mínimo e o resultado, ótimo.

7. Fazer prancha

Vida saudável: fazer prancha

Muitos educadores físicos, personal trainers e outros profissionais do mundo fitness defendem que exercícios isométricos são os melhores para quem quer definir o corpo. A prancha, neste sentido, é ótima para abdômens, braços, ombros, costas, pernas e por aí vai. Para começar, faça séries de 30 segundos e dê um intervalo entre elas. Depois de um tempo, quando você sentir que está ficando mais fácil, aumente o tempo da série. Você logo vai começar a sentir muito mais disposição.

Não frequentar a academia não é mais desculpa. Realmente, a rotina corrida e a falta de tempo podem atrapalhar, mas aqui você conheceu uma série de pequenas mudanças que não dependem de academias: basta começar! Em pouco tempo você alcançará bons resultados e se sentirá muito mais disposto a melhorar ainda mais sua performance. Mas lembre-se: é preciso ter foco e disciplina para mudar definitivamente os seus hábitos.