Informações para suplementação esportiva correta

Atualizado em 26 de abril de 2018

|

POR Redação

Tendo como principais finalidades aspectos ergogênicos e estéticos, tem sido observado um uso crescente de suplementos alimentares. Trata-se de uma atitude que tem aumentado em ambientes de prática de exercícios físicos, tendendo à generalização em algumas academias de ginástica e associações esportivas.

Nos dias de hoje, a prática da suplementação esportiva passou a receber um respaldo científico muito grande e várias pesquisas vêm demonstrando que a performance e a saúde de atletas e esportistas podem ser beneficiadas com a manipulação dietética. Existem poucas controvérsias diante da documentação que comprova os efeitos benéficos para a saúde, mudanças favoráveis da composição corporal e aprimoramento do desempenho desportivo de atletas. Os estudos têm sido convergentes em conclusões que estabelecem que, de um modo geral, basta a prática de atividade física associado a manipulação dietética (suplementação) para a obtenção dos efeitos acima explicitados.

Vamos então conferir as informações necessárias para suplementação esportiva correta.

Definição

Existem em todo o mundo, centenas de tipos de suplementos esportivos. Atualmente, no Brasil, esses produtos estão agrupados em três categorias, denominadas como:

  • Repositores eletrolíticos;
  • Suplementos proteicos;
  • Suplementos compensadores.

Deve ficar claro que esse agrupamento, porém, não define o que se entende por suplemento esportivo, ou seja, quais são as suas particularidades. Para chegar a esta definição, foi recorrido a DIETARY SUPPLEMENT HEALTH AN EDUCATION (DSHEA) que através de anos de pesquisa, classificou como suplementos dietéticos esportivos os seguintes produtos:

  • Os Sports Drinks (bebidas contendo carboidratos/eletrólitos);
  • Os suplementos contendo alto conteúdo de carboidrato (CHO);
  • Os vitamínicos/multivitamínicos e suplementos minerais e protéicos;
  • Refeições líquidas;
  • Suplementos à base de cálcio.

OBS – Os produtos cujas características não vão ao encontro dos critérios acima foram, por exclusão, classificados como auxiliadores ergogênicos, que na sua maioria, são aqueles cuja eficácia está pouco ilustrada por estudos científicos.

Utilização da suplementação esportiva correta

Conforme foi abordado acima, a suplementação esportiva, segundo pesquisas, exerce grande influência positiva em diversos aspectos fisiológicos em nosso organismo, porém, para alcançar estes resultados com segurança, é preciso seguir alguns procedimentos e condutas para a suplementação esportiva correta, são elas:

  • Antes de iniciar o programa de suplementação, procure um médico do esporte ou nutricionista para melhor orientá-lo e acompanhá-lo durante todo o processo.
  • Deve-se dar preferência a produtos onde pesquisas científicas tenham corroborado as afirmações quanto aos seus efeitos.
  • Associado a sua suplementação, não se esqueça de manter uma dieta balanceada, prescrita por uma nutricionista.
  • Lembre-se que, só a suplementação não basta para atingir seus objetivos, é preciso também ter uma atividade física regular monitorada por um professor de Educação Física.
  • Qualquer alteração ou desconforto que ocorra em seu organismo durante o período de suplementação deve ser informado ao médico responsável.

Por fim, deve ficar claro que, a suplementação esportiva deve, portanto, ficar restrita aos casos e situações especiais, diagnosticadas por profissionais qualificados, nos quais a eventual utilização deve sempre decorrer da prescrição e do acompanhamento de um médico do esporte em conjunto a uma nutricionista.

 

Equipe SportsLab
www.sportslab.com.br
-Dr. Sérgio Dias Reis
-Dr. Rogério José Neves
-Dr. Paulo Sérgio Barone
-Prof. Daniel Barsottini