Soneca durante o dia faz bem para a saúde

01 de setembro de 2015

|

POR Redação

Um novo estudo conduzido por pesquisadores gregos recomenda tirar uma soneca no meio do dia para melhorar a saúde. Quem faz a famosa sesta agora tem aprovação científica. O hábito está relacionado a um menor risco de sofrer infarto, graças à diminuição da pressão arterial que o descanso proporciona ao organismo.

Os pesquisadores analisaram cerca de 400 pacientes com idade média de 61,4 anos. Cada um deles teve a pressão medida durante as horas de trabalho e em repouso, bem como foram avaliados a velocidade de onda de pulso, os hábitos de vida e o índice de massa corporal, além de realizados ecocardiogramas para verificar a saúde do coração.

Após descartar fatores como idade, sexo, consumo de álcool, sal, tabaco, café e hábitos de exercício, a equipe constatou que a pressão arterial sistólica (pressão arterial máxima) era 5% menor naqueles que tiravam uma soneca após o almoço. O número pode parecer baixo, mas não é. Cada 2mmHg reduzidos na pressão arterial sistólica diminuem riscos de problemas cardiovasculares em até 10%. Segundo os pesquisadores, cochilar ao meio-dia também pode diminuir o número de medicamentos necessários para os hipertensos.

Privilégio de poucos, o benefício também está associado à duração da soneca: quanto mais longa, mais benéfico será o descanso. O trabalho foi apresentado no Congresso Europeu de Cardiologia, em Londres e o desafio agora é conseguir incorporar essa pausa na rotina de trabalho da maioria das pessoas.

 

(Fontes: BBC Brasil, European Society of Cardiology)