Sintomas de tuberculose: saiba quais são os principais

22 de novembro de 2018

|

POR Vinícius De Vita

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, ou simplesmente Bacilo de Koch (BK). Ela é transmitida de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa, e pode afetar diversos órgãos – e não somente o pulmão, como as pessoas costumam pensar.

No geral, os sintomas da tuberculose são comuns a diversos outros problemas de saúde, mas é importante se ater à intensidade, à frequência com que aparecem e também a alguns sinais adjacentes.

Além disso, dependendo dos órgãos afetados pela doença, os sintomas também podem variar. Na tuberculose pulmonar, por exemplo, a tosse crônica é o principal deles. Já em outros tipos da doença, chamados de tuberculose extrapulmonar, pode haver dor e inchaço na região em que a bactéria está alojada.

Continue lendo para saber mais.

Sintomas de tuberculose pulmonar

A primeira coisa que vem à mente quando falamos em tuberculose costuma ser a tosse intensa e ininterrupta com presença de sangue. De fato, quando o Bacilo de Koch se instala nos pulmões, este sintoma é o mais comum. Mas é importante ficar atento a outros sinais.

Inclusive, pode demorar alguns meses até que os sintomas apareçam, o que faz com que muitas pessoas demorem para receber auxílio especializado.

Confira a lista e conheça os principais sintomas de tuberculose pulmonar:

  • Tosse que persiste por mais de 3 semanas. Inicialmente, a tosse é seca, mas com o tempo passa a apresentar catarro, pus ou até mesmo sangue;
  • Dor no peito, na região do tórax;
  • Dificuldade para respirar e falta de ar;
  • Rouquidão;
  • Produção de muco esverdeado e/ou amarelado.

Sintomas de tuberculose extrapulmonar

 

Tuberculose no pulmão.

Dr_Microbe/IStock

 

Damos o nome de tuberculose extrapulmonar a todo e qualquer tipo da doença que se instala em regiões do organismo que não sejam o pulmão, como nos rins, na bexiga, no intestino, nas meninges e até mesmo nos ossos.

Geralmente, nestes casos o indivíduo apresenta sintomas muito semelhantes a outros problemas de saúde, como sensação constante de cansaço, sudorese, febre alta, falta de apetite e perda de peso involuntária. Aqui, o paciente não apresenta tosses, justamente porque a doença não está instalada no pulmão.

Alguns sinais podem ajudar a diferenciar a tuberculose extrapulmonar de outras doenças. O principal deles é a presença de dor e/ou inchaço na região em que o Bacilo de Koch está alojado.

O diagnóstico pode ser feito a partir de um relato detalhado dos sintomas de tuberculose manifestados. Já a linha de tratamento varia de acordo com a região afetada pela doença.

Sintomas de tuberculose são os mesmos em crianças?

Em geral, crianças e adolescentes apresentam os mesmos sintomas de tuberculose que adultos – independentemente do tipo do acometimento.

Portanto, apesar de ser conhecida como tuberculose infantil, a doença que atinge crianças não é diferente das outras, seja pulmonar ou extrapulmonar. A recomendação, porém, é que se fique ainda mais atento aos sintomas para que o diagnóstico seja feito rapidamente.

Da mesma forma que o sistema imunológico do paciente é determinante para o sucesso do tratamento, ele é ainda mais importante em grupos de pessoas que já não esbanjam de imunidade perfeita, como crianças e idosos.