Você sabe identificar os sintomas de infecção urinária?

10 de maio de 2018 ● POR Amanda Grecco

A infecção urinária é, como o próprio nome diz, uma infecção que acomete o trato urinário e que é muito comum em mulheres. Seus sintomas variam muito de acordo com a causa, o tipo e o local afetado.

Os sintomas de infecção urinária mais frequentes são:

  • Dor ou ardência ao urinar;
  • Sensação forte, frequente e urgente de urinar;
  • Dor abdominal;
  • Cansaço e mal-estar;
  • Alterações na cor da urina e presença de cheiro forte.

Tipos mais graves de infecção urinária e que podem demandar cuidados mais urgentes geralmente manifestam os seguintes sintomas:

  • Cólicas renais;
  • Febre;
  • Urina com sangue;
  • Dor que irradia para as pernas e o abdômen.

Abaixo, explicamos melhor sobre cada um desses sintomas e como você pode fazer para identificá-los. Confira!

 

9 sintomas de infecção urinária

Geralmente, os sintomas abaixo aparecem em episódios de:

  • Infecção assintomática na urina (bacteriúria assintomática);
  • Infecção na bexiga (cistite);
  • Infecção na uretra (uretrite),

1. Dor ou ardência ao urinar

Esta sensação é quase sempre o primeiro sintoma da infecção urinária, porém, sentir dor ou ardência ao urinar não significa que você esteja com infecção urinária.

O desconforto também pode ser proveniente de quadros de desidratação ou alguma outra bactéria que não esteja acoplada na bexiga ou uretra. Quadros simples de vaginites como tricomoníase ou gardnerella também podem causar incômodos parecidos.

2. Sensação forte, frequente e urgente de urinar

Mesmo sem que a bexiga esteja realmente cheia, você pode sentir uma necessidade extrema de ir ao banheiro porque o quadro irrita o canal urinário e provoca essa sensação.

3. Dor abdominal

Em mulheres, é comum que toda a região do baixo ventre esteja mais sensível. Por isso, muitas sentem dores semelhantes a uma cólica abdominal típica do período menstrual. Fazer repouso, manter aquecida a região e deitar em posição fetal pode conferir alívio para o sintoma.

 

4. Cansaço e mal-estar

A presença de uma bactéria faz com que o seu corpo tente reagir à infecção. O corpo precisa de força e vitalidade para atuar contra os invasores, portanto é possível que a pessoa sinta indisposição e até letargia.

5. Alterações de cor e cheiro forte na urina

O aspecto da urina é um ótimo indicativo para avaliar se há algo errado com o sistema urinário. Em raras ocasiões, as vítimas do quadro não sentem dores e identificam a necessidade de visitar um médico somente por observar significativas alterações de cor e forte odor na urina.

Atente para as mudanças que acontecem naturalmente devidas à ingestão de alimentos, como a beterraba que pode conferir cor avermelhada à urina, o aspargo que usualmente causa cheiro marcante etc.

Já os sintomas seguintes são mais frequentes em tipos mais graves de infecção urinária, que muitas vezes exigem tratamento urgente. São os casos de:

 

  • Infecção nos rins (pielonefrite);
  • Infecção nos ureteres.

6. Cólicas renais

Em caso de pielonefrite, os rins são atingidos e as cólicas renais podem aparecer, entretanto costumam ser um mais leves do que as dores causadas por pedras nos rins

7. Febre

Devido à infecção, o corpo tentará usar o aumento da temperatura para atacar as bactérias e a febre pode variar desde uma pequena elevação a uma febre alta.

É importante lembrar que ela é um mecanismo de defesa do organismo e somente deve ser controlada (em caso de estado febril ainda inofensivo para o corpo) com a instrução de um médico.

8. Urina com sangue

A hematuria macroscópica (presença anormal e visual de glóbulos vermelhos na urina) pode aparecer por conta da inflamação causada pela infecção.

9. Dor irradiada para as pernas e abdômen

As dores causadas pela infecção urinária costumam ser fortes. Caso o quadro seja leve, uma simples cólica ou ardência ao urinar já pode causar desconfortos tremendos, porém, no caso das infecções de alto ventre, é comum que as dores sejam mais fortes e irradiem para as pernas ou abdômen.

Como identificar que os sintomas são de infecção urinária?

O exame clínico com levantamento dos sintomas e encaminhamento para exame simples de urina é a rotina para definir a presença da infecção urinária. É possível fazer uma cultura de bactérias para identificar a espécie causadora da infecção, mas é de praxe que os médicos recomendem antibióticos de largo espectro para dar início ao tratamento o mais rápido possível.