Remédios para tratar hemorroida: tipos e indicações

Atualizado em 14 de outubro de 2019

|

Hemorroidas são varizes anais, ou seja, veias dilatadas na região do ânus que causam sintomas como inchaço, dor, sangramento e coceira, principalmente após a evacuação. Existem diferentes remédios para hemorroida, mas é fundamental ir ao médico antes de tomar um comprimido ou aplicar uma pomada para o problema.

Além de garantir que o medicamento não fará mal, essa atitude é importante para que seja estabelecido que trata-se, de fato, de um vaso aumentado. O sangramento anal, por exemplo, pode ter outras causas que só um profissional poderá investigar.

Continue lendo e saiba mais sobre remédios para curar hemorroida.

Pomada para hemorroida

As pomadas para hemorroidas têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que agem localmente, ou seja, apenas na região anal. Elas são indicadas para aliviar sintomas como dor, coceira e inchaço.

De modo geral, devem ser utilizadas de duas a três vezes ao dia externa e internamente, após a evacuação e com as mãos limpas. A aplicação interna é feita com o uso de bicos aplicadores e a externa friccionando a região dolorida por alguns instantes.

Algumas das opções mais comumente utilizadas desses tipos de remédios para hemorroida são Hemovirtus, Ultraproct, Proctyl, Proctosan e Xyloproct. É importante sempre seguir a bula e a recomendação médica sobre como usar esses e quaisquer outros medicamentos.

Comprimidos

A medicação oral destina-se a melhorar a circulação sanguínea e a resistência das veias hemorroidárias, atenuando os sintomas internos e externos. A dosagem e a quantidade de comprimidos tomados ao dia dependem do quadro de cada paciente e devem sempre ser indicados pelo médico.

Alguns dos comprimidos mais conhecidos para tratar hemorroidas são Venaflon, Daflon e Velunid.

Supositórios

 

Homem segurando embalagens de supositórios para hemorroida.

Por ADragan/Shutterstock

Pomadas e supositórios para hemorroidas têm a mesma formulação, mudando apenas o material, mais sólido nos supositórios – que também agem como anti-inflamatórios e analgésicos de ação local.

Esses tipos de remédios para hemorroida tratam apenas as internas e e devem ser introduzidos no ânus, preferencialmente após a evacuação.

São encontrados no mercado os supositórios Ultraproct, Proctyl, entre outros.

Reguladores intestinais

Regularizar o hábito intestinal é uma das principais medidas para atenuar o desconforto causado pelas hemorroidas, visto que a prisão de ventre, que aumenta o esforço para defecar, e a diarreia, com o exagerado aumento da frequência de evacuação, pioram os sintomas já presentes.

Para isso, é fundamental ter uma ingestão adequada de fibras e água. Alguns medicamentos e suplementos alimentares podem complementar a adequada alimentação e favorecer um bom ritmo intestinal. É o caso do Benefiberm, do Metamucil e do Amplofib, por exemplo. Converse com o médico antes de inseri-los na rotina.

Remédios caseiros para hemorroida

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, diversos fatores podem impactar na propensão individual a ter uma hemorroida, como evacuação difícil, além de ser muito comum na gravidez.

Além de tomar os remédios para hemorroida corretamente, a medida caseira mais importante para evitar tais fatores é manter uma alimentação adequada e diminuir o esforço evacuatório, mas existem outras formas de amenizar o desconforto.

Banho de assento

Vale fazer banhos de assento com água morna. Em uma bacia ou banheira limpa, coloque água morna e sente-se por um período de 10 a 15 minutos. A medida ajuda a aliviar sintomas como coceira e dor e pode ser feita de duas a três vezes ao dia.

Compressas

Apesar de não haver comprovação científica absoluta, alguns estudos mostram que componentes herbais ou vegetais podem ajudar a reduzir a inflamação e os sintomas hemorroidários. No entanto, vale lembrar que eles não substituem o tratamento tradicional e que é preciso cuidado principalmente ao aplicar tais produtos na região sensibilizada, já que podem causar alergia e até mesmo piorar o desconforto.

Algumas dessas medidas caseiras já estudadas pela ciência são o chá de castanha-da-Índia e o chá de hamamélis. Hamamélis é uma planta medicinal que é o princípio ativo de diversos medicamentos tópicos para hemorroidas tradicionais, por isso algumas pessoas aplicam compressas com seu chá na região afetada ou ainda utilizam a camomila da mesma maneira.

Medidas para diminuir o desconforto da hemorroida

Hábitos adequados de higiene, dieta saudável e bem equilibrada, funcionamento intestinal regular e diminuição do esforço para evacuar são medidas que não curam as hemorroidas e fissura anal, mas melhoram muito o conforto de quem sofre com esse problema.

Em casos nos quais as medidas clínicas não resultam em um controle adequado dos sintomas hemorroidários, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos.

 

Referências

Ronaldo Salles, membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia – CRM 207623/RJ

Research Gate. Botanical Treatments for Hemorrhoids. Disponível em: www.researchgate.net/publication/244890149_Botanical_Treatments_for_Hemorrhoids

Research Journal of Pharmacognosy. An herbal formulation for hemorrhoids treatment. Disponível em: www.rjpharmacognosy.ir/article_53293.html