Remédios caseiros para tosse: 12 fórmulas com ingredientes naturais

02 de agosto de 2019

|

POR Manuela Sampaio

Para aliviar o incômodo de tossir demais – que pode ser muito debilitante – é frequente apelar para um remédio natural para tosse, nem que seja simplesmente tomar uma colher de mel. Mas essa não é a única medida que pode amenizar a sensação de garganta coçando e excesso de secreção, visto que existem outras fórmulas tão eficazes quanto. Conheça-as a seguir.

12 remédios caseiros para tosse

Tosse seca e muco na garganta são sintomas comuns que podem se resolver espontaneamente em muitos casos. Em outros, é necessária uma ida ao médico para que sejam sanados.

Remédios naturais entram em cena para ajudar a aliviar a sensação incômoda, mas não substituem a consulta com o médico ou os medicamentos tradicionais, até porque o sintoma pode ter causas que não estejam ligadas ao sistema respiratório, como refluxo gastroesofágico. Por isso, é preciso investigar bem o sintoma antes de tratá-lo.

A nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori compartilhou algumas receitas e ingredientes eficazes para tratar a tosse naturalmente.

Xarope de guaco

Muitos remédios caseiros para tosse acabam sendo prescritos também por médicos devido a sua sabida eficácia, eficiência e segurança. Um exemplo é o xarope de guaco, uma planta que tem atividade mucolítica, ou seja, que ajuda na quebra do muco e facilita sua expectoração.

Mel

O mel tem capacidade de lubrificar as cordas vocais e tirar a sensação de raspar a garganta. Além disso, por conter um pouco de pólen, geleia real e própolis em sua composição, acaba tendo efeito antibacteriano e antiviral.

Maçã fatiada no vapor com mel

Cozinhar uma maçã em finas fatias no vapor e adicionar um fio de mel pode aliviar a tosse e a rouquidão. A fruta ajuda a amenizar secreção e coceira na garganta e o mel mata bactérias, vírus e fungos e ainda lubrifica as cordas vocais.

Xarope de ipeca com mel e/ou agrião e abacaxi

O xarope campeão de vendas no Brasil é o Melagrião. Sua composição, além de mel, inclui três ingredientes que também tratam tosse seca e com catarro: a ipeca, o agrião e o abacaxi. Vale apostar numa versão natural desse expectorante.

Própolis

Própolis é uma resina coletada por meio da produção do mel. Entre suas ações, está a capacidade de combater vírus e bactérias, além de tratar afecções respiratórias.

Chá de gengibre

O chá de gengibre possui propriedades bactericidas, fungicidas e antivirais que ajudam a tratar infecções do trato respiratório. Além disso, o óleo essencial do gengibre, o gingerol, também possui os mesmos benefícios, portanto também é uma entre as opções de remédios caseiros para tosse.

Canela

A canela, assim como o gengibre, também tem o poder de combater bactérias, fungos e vírus e pode indiretamente aliviar a tosse. Seu óleo essencial, o eugenol, também age da mesma maneira.

Mastigar cravo

Mastigar cravo é um tratamento natural para tosse porque libera eugenol, o mesmo óleo essencial proveniente da canela. Como consequência, infecções são combatidas.

Chá de limão

O chá de limão pode ter efeito positivo se a fruta for cortada com a casca, que libera óleos essenciais com efeito bactericida.

Gargarejo com alho

O alho faz parte da lista de remédios caseiros para tosse porque possui atividade contrária à ação de fungos, bactérias e vírus. A mistura de água com alho amassado seria uma opção mais confortável do que a receita popular que indica chupar alho.

Vapor d’água com sálvia, cebola ou gengibre

Inalar vapor de água hidrata as vias aéreas e eliminar secreção, mas a receita fica ainda melhor quando turbinada com folhas de sálvia, gengibre em rodelas ou cebola cortada.

Esses ingredientes adicionados à água fervente são bons remédios caseiros para tosse porque têm propriedades mucolíticas ao serem inalados, ajudando a descongestionar.

Xarope caseiro de mel, gengibre e abacaxi

Xarope caseiro feito com limão, gengibre e tomilho em um pote;
Eliza Birg/Shutterstock

Aprenda a preparar um remédio caseiro para tosse que conta com três ingredientes mucolíticos, ou seja, que ajudam a quebrar as proteínas da secreção respiratória e facilitam a expectoração.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de mel
  • 1 xícara de chá de gengibre ralado
  • 1 xícara de chá de abacaxi cortado
  • Água a vontade

Modo de preparo

Ferva o mel por 10 a 15 minutos juntamente com o gengibre ralado e o abacaxi cortado. Durante o cozimento, adicione água para manter a fervura. Ao final, coa e beba aos poucos.

Fontes

Nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori – CRN-3 3343