Remédio caseiro para afta: conheça as 10 melhores opções

10 de outubro de 2018

|

POR Bruno Botelho dos Santos

Normalmente, aftas são muito dolorosas, irritantes e incômodas, mas, felizmente, há como aliviar a aflição que causam. Uma das maneiras mais práticas é apostar em remédios caseiros para afta. Veja as principais opções:

10 melhores opções de remédio caseiro para afta

Confira quais são as principais alternativas de tratamento caseiro para afta:

1. Enxaguar a boca com bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio é uma substância com base alcalina e poder antisséptico natural que impede a contaminação por micróbios e combate infecções. Seu pH pode neutralizar os ácidos que irritam a afta, além de matar possíveis bactérias que possam estar contribuindo com o quadro.

Para apostar nesse remédio caseiro para afta, é só misturar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em ½ xícara de chá de água morna. Faça bochecho com esta mistura e finalize lavando a boca com água fresca.

2. Solução com água + sal

 

solução de água e sal

ReggieLavoie/Getty Images

Outra opção de antisséptico, o sal é um ótimo aliado para ajudar no processo de cura das aftas.

Basta fazer bochecho com a mistura de 1 colher de chá de sal diluída em ½ copo de água morna. Depois, enxágue a boca com água.

3. Mel

O mel é outro potente remédio caseiro para afta devido ao seu efeito antisséptico, antimicrobiano e curativo. Desta maneira, ele hidrata a boca, alivia o desconforto e também acelera o processo natural de cicatrização da afta.

Para obter tais benefícios, deve-se aplicar uma pequena quantidade do produto sobre a afta.

4. Água oxigenada

 

água oxigenada

pedphoto36pm/Getty Images

Por também ser antisséptica, a água oxigenada pode auxiliar no desconforto da ferida.

Ela pode ser utilizada de duas formas:

  • Mergulhe um cotonete na água oxigenada e, em seguida, aplique-o diretamente no local da ferida.
  • Faça gargarejo com 1 colher de sopa de água oxigenada diluída em ½ copo de água. Tome cuidado para não engolir a substância, pois ela oferece riscos à saúde.

5. Gelo

O gelo é a opção mais rápida para aliviar desconfortos causados pelas aftas, já que ameniza rapidamente a dor no local. Por mais que esse alívio seja temporário, pode ser muito útil.

Para isso, basta aplicá-lo na área afetada por alguns minutos.

6. Pimenta caiena

 

pimenta caiena

VogelSP/Getty Images

Evitar alimentos picantes é uma das principais orientações para quem tem afta, afinal, esses alimentos podem tornar as feridas ainda mais dolorosas.

Todavia, as propriedades de algumas especiarias, como a pimenta caiena, podem ajudar a aliviar os sintomas. Esse alimento é rico em uma substância química chamada “capsaicina”, que  além de torná-la picante – inibe a substância P, responsável pelas respostas de dor no corpo.

A capsaicina também pode inibir o crescimento de bactérias, o que evita infecções na região afetada. Ou seja, a pimenta caiena pode ser um ótimo remédio caseiro para aftas.

Para utilizá-la, basta adicionar um pouco em 50 ml de água e misturar até conseguir uma pasta grossa. Use um cotonete para aplicar essa pasta na afta diariamente até que o problema se resolva.

7. Uso de chás

Chás são bebidas com diversas funções medicinais poderosas e uma delas é o alívio à afta.

Neste caso, uma das infusões mais recomendadas é a de camomila, erva que contém compostos  antissépticos e calmantes. Para aproveitá-los, deve-se fazer bochecho ou apenas beber o chá, de preferência sem adição de açúcar.

Outras ótimas opções de chá:

  • Chá de eucalipto
  • Chá de boldo
  • Chá de losna
  • Chá de carqueja

8. Vinagre de maçã

 

vinagre de maçã

Madeleine_Steinbach/Getty Images

Devido à sua acidez, o vinagre de maçã pode ajudar a reduzir bactérias ruins e manter a flora oral saudável, colaborando com o equilíbrio que pode amenizar quadros de aftas.

É possível obter esse benefício ao incluí-lo em molhos de salada, na culinária ou ao fazer um enxaguante bucal caseiro – para isso, basta misturar 1 colher de sopa de vinagre de maçã em 1 copo de água.

Como a mistura é boa para o sistema digestivo, é possível engoli-la, mas cuidado: só faça isso se o vinagre estiver diluído, pois quando íntegro pode gerar erosão ácida.

9. Aloe Vera (babosa)

Babosa (aloe vera) é uma planta muito recomendada para tratar aftas, já que é capaz de aliviar o incômodo provocado pelas feridas.

Para preparar esse remédio caseiro para afta, é só abrir a planta e retirar o gel de dentro, chamado de “cristal de babosa”. Bata-o no liquidificador com água morna até obter uma mistura homogênea. Use o líquido como enxaguante bucal, mas não o engula.

10. Óleo de coco

 

óleo de coco

katerinasergeevna/Getty Images

O óleo de coco consegue tratar as aftas naturalmente devido a seus extensos componentes antimicrobianos ácidos graxos – e seus composto anti-inflamatórios e analgésicos. Essas propriedades reduzem o inchaço e a dor gerados pelo problema.

O modo de uso é simples: com um cotonete, coloque um pouco desse óleo na boca.