Prevenção da diabetes tipo 2

Atualizado em 12 de novembro de 2018

|

POR Redação

De acordo com o relatório global da OMS sobre diabetes, o número de adultos com a doença no mundo em 2016 quadruplicou desde 1980, sendo a obesidade uma das principais causas apontadas.

O estudo mostra que 422 milhões de pessoas sofriam de diabetes em 2014. Somente no Brasil, estima-se que existam mais de 10 milhões de pessoas diagnosticadas com o problema.

Diante deste número, cresce a cada dia o debate sobre a prevenção da diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença — correspondendo a cerca e 90% de todos os casos — e que é caracterizada pela resistência do organismo à insulina.

Abaixo, entenda como você pode fazer e quais medidas tomar para evitar este tipo de diabetes.

O que provoca a diabetes tipo 2?

De acordo com o cardiologista Otávio Gebara, que também é diretor médico do Hospital Santa Paula, a diabetes tipo 2 é uma doença crônica, geralmente assintomática, que vem crescendo no mundo ocidental.

“Está ligada principalmente ao sobrepeso e ao sedentarismo, duas condições que também têm aumentado significativamente nos últimos anos”, afirma ele.

Mas não só isso. Segundo a avaliação do especialista, a doença também está relacionada com o envelhecimento, uma vez que a diminuição natural da massa muscular, conforme a idade vai avançando, contribui para o aparecimento do problema. Isso porque o músculo é o principal órgão de captação de glicose.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 33% da população brasileira dos 60 aos 79 anos de idade têm diabetes ou alguma alteração relacionada à glicose.

Prevenção da diabetes tipo 2

Então, diante do crescimento exponencial do número de pessoas que vivem com a diabetes — uma doença que não tem cura –, fica o questionamento: como prevenir?

Combater o avanço da obesidade é uma das principais medidas contra a diabetes tipo 2. Entre outras formas de prevenção necessárias estão:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Seguir uma alimentação regrada e sob recomendação médica e nutricional;
  • Evitar medicamentos que possam sobrecarregar o pâncreas;
  • Evitar o fumo;
  • Controlar a pressão arterial.