Óleo de abacate: benefícios para a saúde e como usar

31 de outubro de 2018

|

POR Bruno Botelho dos Santos

O óleo de abacate pode não ser tão conhecido como o azeite, mas é tão delicioso e saudável quanto. A gordura desta fruta apresenta diversos benefícios para a saúde, como propriedades antioxidantes e hidratantes para a pele e os cabelos.

Benefícios do óleo de abacate

 

Óleo de abacate em uma metade do abacate

svf74/Getty Images

O azeite de abacate é extraído a partir da polpa da fruta, o que o torna um dos poucos óleos comestíveis não derivados de sementes. Este líquido é repleto de gorduras saudáveis, como ácido oleico e graxos essenciais.

Veja seus benefícios:

Reduz o colesterol e cuida do coração

O óleo de abacate pode ser muito benéfico para a saúde cardiovascular, já que aumenta os níveis de HDL no sangue, o considerado “colesterol bom”. Ele ainda ajuda a controlar os triglicérides e reduzir o colesterol ruim, chamado LDL, o que contribui positivamente com a prevenção de doenças do coração, como infarto e AVC.

Já presença do fitoesterol beta-sitosterol colabora com a regulagem do colesterol e, ainda por cima, auxilia o tratamento de hipertrofia prostática e previne o surgimento de câncer de próstata.

O óleo de abacate também possui ação anti-inflamatória que reduz o risco de danos às paredes arteriais. Isso colabora para manter a pressão em níveis normais e saudáveis.

Cosmético natural

O óleo de abacate não é benéfico apenas para o interior do corpo, visto que também pode nutri-lo de fora para dentro.

Por exemplo, ao hidratar a pele com ele você aumenta a capacidade de multiplicação celular, renovando-a. Além disso, alguns componentes, como vitamina E, potássio e lecitina, fornecem energia para o crescimento saudável e o fortalecimento de células existentes.

Por fim, tal hidratação tem efeito calmante, alivia coceiras e suaviza manchas.

Ajuda no controle de diabetes

O óleo de abacate pode ajudar no controle de diabetes já que é constituído por ácido oleico, um ácido graxo ômega-9 monoinsaturado. Este componente é responsável por diversos benefícios para a saúde, e no caso da doença, regula a glicemia – concentração de açúcar no sangue – e os níveis de insulina.

Fortalece o sistema imunológico

O óleo de abacate apresenta vitamina E em suas propriedades, uma substância lipossolúvel (que depende de gordura para absorção) e necessária para o bom funcionamento do organismo.

Dentre suas principais funções, está o fortalecimento do sistema imunológico por meio do aumento da produção de células de defesa no corpo, o que pode prevenir gripes e outras infecções.

Melhora a digestão

As vitaminas, os minerais e os ácidos graxos monoinsaturados do óleo de abacate ajudam o trato digestivo a processar os alimentos com mais eficiência. Com isso, quem o consome pode sentir mais energia ao longo do dia e menos incômodos como azia e má digestão.

Ajuda a perder peso

A alta concentração de ácido oleico no óleo de abacate pode ajudar na perda de peso, principalmente quando combinado com uma dieta saudável e exercícios físicos regulares.

Além disso, o óleo é espesso e cheio de nutrientes poderosos que prolongam a sensação de saciedade.

Hidrata o cabelo

Os mesmos nutrientes que ajudam a hidratar e nutrir a pele, também são nutritivos para os cabelos.

Eles proporcionam hidratação para fios secos e fracos ao dar brilho e maciez e estimular crescimento mais saudável e diminuição da queda

Usá-lo é simples: depois de lavar os cabelos, aplique óleo de abacate sozinho ou misturado aos óleos essenciais favoritos para cabelo e couro cabeludo.

Bom para a pele

O óleo de abacate é rico em vitaminas E e A, que são antioxidantes que combatem os radicais livres que causam danos às células, e assim, colaboram com a prevenção de rugas e envelhecimento precoce.

Como usar o óleo de abacate?

 

óleo do abacate

svf74/Getty Images

Óleo de abacate pode ser utilizado na culinária ou como hidratante capilar e cutâneo. Veja como:

Hidratante

Para usar o óleo de abacate como hidratante, basta optar pela versão engarrafada e passá-la na pele antes de dormir. Lave na manhã seguinte.

Ainda é possível combinar o óleo de abacate com outros óleos essenciais.

No banho

Adicionar algumas colheres de sopa de óleo de abacate a um banho pode deixar o corpo macio e ajudar a evitar ressecamento.

Para o couro cabeludo

Pessoas que têm o couro cabeludo seco podem se beneficiar do uso de óleo de abacate.

Para isso, deve-se colocar 3 a 5 colheres de sopa do líquido em uma jarra de vidro pequena e aquecer em banho-maria. Quando o óleo estiver morno, retire o frasco da água e massageie suavemente o couro cabeludo com ele. Deixe a solução agir durante a noite e só a lave pela manhã.

Isso pode ajudar a acabar com a caspa e a pele seca e escamosa no couro cabeludo.

Alimentação

O óleo também proporciona diversos benefícios à saúde por meio da alimentação. Ele pode ser consumido puro, como tempero de saladas ou no preparo de pratos quentes.

Por ser estável em altas temperaturas, ele também pode ser usado para frituras, mantendo suas propriedades e nutrientes.

É importante lembrar que, para consumo, o óleo de abacate deve ser puro.