Nebacetin: para que serve, como usar, riscos e mais sobre a pomada

27 de novembro de 2018

|

POR Mariana Amorim

Nebacetin é o nome comercial de uma pomada bem famosa por conter ativos que tratam ferimentos e combatem possíveis infecções localizadas na pele e nas mucosas.

Embora seja muito acessível, ela deve ser usada com cautela, pois contém dois tipos de antibióticos que, em caso de superdosagem, podem causar danos à saúde.

Composição

Cada grama da pomada Nebacetin contém 250 UI de bacitracina zíncica e 5 mg de sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina base), além de outros componentes como petrolato branco, óleo mineral e álcool cetílico.

Outros nomes comerciais

Nebacetin é seu nome comercial mais famoso, mas é possível encontrar produtos de outros laboratórios com os mesmos compostos. É o caso de outros remédios como Cicatrene, Nebactrina e Nebacimed, indicados também para o tratamento de infecções da pele e mucosas.

Para que serve Nebacetin?

Ferimentos

De acordo com a bula da Nebacetin, ela é indicada para combater e curar infecções, tanto na mucosa, quanto na pele, causadas por micro-organismos, como furúnculos, abcessos, ferimentos e queimaduras pouco extensas.

Acne

Há diversos tipos de acne que causam erosões na pele e podem inflamar e incomodar bastante o indivíduo. Nestes casos, Nebacetin também pode ser usada para driblar a infecção.

Nariz

Essa pomada também pode ser usado para o tratamento de infecções da mucosa nasal.

Assaduras

O remédio ainda pode ser usado em assaduras diversas, amenizando seu aspecto e sintomas.

Ação esperada

Os efeitos da pomada começam logo após a primeira aplicação, podendo apresentar melhora da lesão em dois a três dias.

Porém, vale pontuar que a melhoria depende, é, claro, de outros fatores, tais como tipo e tamanho da lesão e demais cuidados com o machucado.

Como usar?

 

Curativo em ferimento.

ericsphotography/IStock

Para usar a pomada corretamente, é necessário higienizar muito bem a região afetada com água e sabão e secá-la cuidadosamente.

Na hora da aplicação, é indicado usar uma pequena quantidade do produto sobre a região machucada, de duas a cinco vezes ao dia, com o auxílio de uma gaze.

Após a aplicação, é recomendado proteger a lesão tratada com gaze e esparadrapo ou fita micropore.

O tratamento deve perdurar entre 2 e 3 dias após o desaparecimento dos sintomas.

Se o medicamento for para queimaduras ou em regiões mais extensas do corpo, deve ser utilizado por, no máximo, 10 dias, para evitar riscos à saúde.

Em caso de esquecimento de alguma dose, a pomada deve ser aplicada assim que possível. Porém, caso esteja próximo do horário de outra aplicação, coloque somente uma dose.

Efeitos colaterais

Embora sejam raros os efeitos adversos, o uso tópico de Nebacetin pode causar alguns tipos de reações alérgicas.

No entanto, quando há uso demasiado do produto e ocorre uma absorção sistêmica, problemas sérios podem aparecer. Isso porque a neomicina contida em Nebacetin pode causar danos ao sistemas renal, auditivo e labiríntico. Somente o dano renal pode ser reversível.

Também podem ocorrer bloqueios neuromusculares e dores musculares.

Contraindicação

Por conter dois antibióticos em sua fórmula, a pomada Nebacetin é contraindicada em alguns casos específicos. Veja quais:

  • Hipersensibilidade aos ingredientes;
  • Insuficiência renal grave, lesões no aparelho auditivo ou problemas no sistema labiríntico;
  • Bebês recém-nascidos e prematuros;
  • Distúrbios neuromusculares ou em tratamento com relaxantes musculares;
  • Grávidas e lactantes não devem utilizar em hipótese alguma Nebacetin sem a orientação médica adequada. Por isso, é necessário informar o médico em caso de suspeita de gravidez.

Interações medicamentosas

É importante evitar o uso simultâneo de Nebacetin com outras drogas sem o aval do especialista. Isso porque ela pode ter seus componentes potencializados ou mesmo perder o efeito.

Por exemplo, antibióticos aminoglicosídeos, caso do Nebacetin, podem potencializar muito a ação de relaxantes musculares e causar prejuízos ao paciente.

Preço

A pomada Nebacetin pode ser encontrada com facilidade em farmácias. A embalagem com 15 g custa, em média, R$ 17.