Hipertireoidismo: o que é, causas, sintomas e como tratar e prevenir

Atualizado em 26 de setembro de 2018

|

POR Mariana Amorim

O hipertireoidismo acontece quando há produção excessiva de hormônios por parte da glândula tireoide, os quais regulam o metabolismo e as funções do coração, cérebro, fígado e rins.

Por isso, quando desequilibrada, a produção tireoidiana afeta o funcionamento de todo o organismo e gera grandes incômodos ao indivíduo.

A seguir, veja detalhes e como detectar a doença.

O que é?

 

alargamento da glândula tireoide

Artemida-psy/Shutterstock

Conforme explica o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital Sírio Libanês, o hipertireoidismo se desenvolve quando há produção excessiva dos hormônios da tireoide, chamados T3 e T4.

A glândula tireoide, além de afetar o funcionamento de órgãos vitais, também pode interferir no crescimento sadio de crianças e adolescentes, bem como nos ciclos menstruais, na fertilidade, na memória e no humor. Portanto, alterações nela são extremamente importantes.

Hipotireoidismo e hipertireoidismo: diferenças

O hipertireoidismo é caracterizado pela alta produção de hormônios pela tireoide, a qual causa sintomas de metabolismo acelerado.

Por outro lado, o hipotireoidismo ocorre quando a produção destes hormônios é insatisfatória. Entre os sintomas mais clássicos estão edema corporal (retenção de líquido), fadiga, sonolência, depressão, dificuldade em emagrecer, queda de unhas e cabelo.

Hipertireoidismo na gravidez

Zilli explica que o hipertireoidismo na gravidez, quando não tratado, pode causar problemas graves para a mãe e o bebê. “É o caso de parto prematuro, eclâmpsia, descolamento da placenta e até mesmo aborto”, afirma o especialista.

A condição pode acontecer tanto durante a gestação, como depois dela, quando os hormônios da mulher ainda estão conturbados por conta do nascimento da criança. Por isso, quem tiver o diagnóstico precisa tomar os medicamentos conforme orientação do médico.

Causas

“Há algumas condições que podem desencadear o hipertireoidismo agudo ou crônico, como a Doença de Graves”, conta Zilli, se referindo à principal responsável pela maioria dos casos da condição e que pode desencadear, além dos sintomas clássicos do hipertireoidismo, deformação ocular que deixa os olhos “saltados”.

Outra causa, mais comum em idosos, é um adenoma no local, isto é, um tecido autônomo que produz hormônios sozinho. “Pode ser uma única lesão tóxica ou várias”, conta o especialista.

Fatores de risco

O fator genético pode ser determinante para o desenvolvimento ou não de hipertireoidismo.

Ser mulher também é um fator de risco, pois é nelas que a doença tem maior incidência.

Sintomas de hipertireoidismo

 

sudorese por hipertireoidismo

Albina Glisic/Shutterstock

Nem sempre os sintomas de hipertireoidismo são facilmente detectados pelo indivíduo, no entanto, é preciso atenção já que a condição pode ter sérias consequências. Veja as principais manifestações:

  • Taquicardia
  • Arritmia cardíaca
  • Nervosismo e ansiedade e irritação
  • Sudorese
  • Intolerância ao calor
  • Fadiga muscular
  • Intestino solto
  • Perda de peso sem motivo aparente
  • Alterações no ciclo menstrual
  • Protusão dos olhos

Engorda ou emagrece?

Uma pessoa com a saúde em dia procura emagrecer com hábitos que aceleram o metabolismo, isto é, que fazem o corpo como um todo trabalhar mais e melhor. Isso gera impactos na baixa retenção líquida, no emagrecimento, no funcionamento adequado do intestino e assim por diante.

Porém, quando o hipertireoidismo acontece muitas áreas do organismo acabam trabalhando em velocidade maior e disfuncional. Por isso, o hipertireoidismo emagrece muito e sem esforço aparente do indivíduo. A condição pode ser grave por impactar negativamente na disposição da pessoa.

Diagnóstico

O endocrinologista explica que exames de sangue, com a medição das taxas hormonais, podem detectar possíveis problemas. Isto é, quando níveis de T4 e T3 estão mais elevados e o nível de TSH está menor do que o esperado.

Punção e ultrassom da tireoide também podem ser complementares para o diagnóstico preciso.

Qual profissional devo procurar?

Somente o endocrinologista é capaz de detectar a doença e indicar o melhor tipo de tratamento.

Tem cura?

Em muitos casos, é possível se curar do hipertireoidismo. No entanto, quando a condição é causada pela Doença de Graves, o controle precisa ser feito ao longo da vida.

Tratamento para hipertireoidismo

 

tratamento para hipertireoidismo

PR Image Factory/Shutterstock

O tratamento varia de acordo com a causa matriz do hipertireoidismo. “Muitos fatores influenciam na linha que o médico vai traçar para controlar a doença. Isto é, é preciso levar em consideração causas, bem como idade, outros medicamentos com uso concomitante e histórico”, pondera Zilli.

Em geral, as opções costumam ser:

Medicamentos

Os remédios anti-tireoidianos são capazes de diminuir a produção de hormônios pela tireoide.

Terapia com iodo

O iodo radioativo pode curar hipertireoidismo, porém, muitas vezes, pode acabar com a função da tireoide, levando o paciente a suplementar hormônios para o resto da vida.

Cirurgia

A remoção cirúrgica da tireoide é uma solução permanente para o hipertireoidismo, mas é considerada apenas em último caso, já que exige suplementação de hormônios produzidos por essa glândula e ainda pode prejudicar a quantidade de cálcio do organismo, bem como os nervos da laringe.

Prognóstico

O médico explica que o prognóstico do hipertireoidismo é tranquilo, já que casos extremos são raros. Mas, é importante que o paciente siga o tratamento corretamente.

Há, ainda, hábitos que podem amenizar os sintomas da doença: por exemplo, a perda excessiva de peso pode ser contornada com suplementação.

Complicações

Caso não seja tratado, o hipertireoidismo pode culminar em uma tireotoxicose, que é um quadro de piora dos sintomas do hipertireoidismo. Entre seus sintomas, além dos clássicos, Zilli destaca febre, déficit de atenção e dor abdominal. A ocorrência necessita de internação urgente.

Além disso, a evolução progressiva do hipertireoidismo também pode levar o indivíduo à morte.

Prevenção

O endocrinologista explica que não há maneiras de prevenir contra o hipertireoidismo.

 

Fontes

National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. Hyperthyroidism (Overactive Thyroid). https://www.niddk.nih.gov/health-information/endocrine-diseases/hyperthyroidism

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Entendendo a Tireoide: Hipertireoidismo. https://www.endocrino.org.br/entendendo-tireoide-hipertireoidismo

American Thyroid Association. Hyperthyroidism (Overactive). https://www.thyroid.org/hyperthyroidism

National Health Service (NHS). Overactive thyroid (hyperthyroidism). https://www.nhs.uk/conditions/overactive-thyroid-hyperthyroidism