Excesso de trabalho pode causar derrame

Atualizado em 02 de fevereiro de 2018

|

POR Redação

Excesso de trabalho pode fazer muito mal e até provocar derrame cerebral. Isso é o que aponta um  estudo  publicado na revista  Lancet. Quem ultrapassa a jornada de 48 horas semanais aumenta em até 33% o risco de ter um AVC (acidente vascular cerebral).

A pesquisa aponta que os riscos de um derrame cerebral aumentaram conforme o excesso de trabalho. Os pesquisadores da Universidade College London analisaram cerca de meio milhão de pessoas e perceberam que aqueles que trabalhavam até 48 horas por semana tinham um risco 10% maior de ter um AVC do que os que mantinham uma rotina de até 40 horas semanais. O índice pulou para 33% no grupo que ultrapassou 54 horas semanais.

Entre as teorias levantadas pelos especialistas, que ainda estão estudando a relação entre o excesso de trabalho e o derrame, trabalhar demais pode ser um indicativo de um estilo de vida sedentário e de uma alimentação desequilibrada também.

O excesso de trabalho não é saudável e existem muitas formas de prevenir os riscos de ter um derrame: reduzir o tempo que passamos sentados e aumentar a atividade física, além de melhorar a dieta alimentar e levar lanches saudáveis para consumir durante a jornada podem evitar problemas sérios de saúde. Os especialistas que conduziram a pesquisa também aconselharam a monitorar a pressão sanguínea sempre, principalmente quem tem o costume de esticar o turno demais.

(Fonte: revista Lancet)