Quais exames de check-up fazer antes de começar a praticar atividade física?

Atualizado em 15 de fevereiro de 2018

|

POR Redação

Sempre que começa um novo ano, estabelecemos novas metas e objetivos que prometemos cumprir até o próximo 31 de dezembro. E começar a praticar atividade física sempre figura nessa listinha de promessas.

Mas você sabe se a sua saúde está em dia? Antes de sair correndo pelas ruas ou se matriculando em uma academia ou aula de dança ou luta, é bom passar por uma avaliação médica para saber se está tudo certo. Por isso, separamos os exames de check-up tradicionais que todo novo praticante de exercícios deve fazer antes de iniciar os treinos.

Confira abaixo!

O que é o check-up médico?

O check-up é uma avaliação periódica sobre seu estado de saúde com o propósito de prevenir doenças e eventuais complicações de saúde. Ele é indicado justamente pelo aspecto preventivo, ou seja, antes de acontecer algum evento patológico.

No caso de pessoas que vão iniciar uma atividade física, o check-up é indicado para saber se a pessoa está em boas condições físicas e se o exercício em questão não vai exigir mais capacidade cardiovascular que ela é capaz de suportar, por exemplo.

Quais exames de check-up devo fazer?

O médico avaliador fará a composição do check-up de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Geralmente, porém, costumam ser pedidos:

  • Eletrocardiograma;
  • Eletrocardiograma de esforço;
  • Exames de sangue para função renal e hepática;
  • Exame de urina e fezes;
  • Outros.

No fim, tudo acaba dependendo da avaliação que o médico fará.

Há necessidade de check-up anual?

Existem recomendações das sociedades médicas mundiais que variam um pouco, mas elas também costumam depender da idade do paciente, de doenças associadas, histórico familiar e o tipo de atividade física que a pessoa quer praticar.

Um indivíduo sadio e que faz exercícios de intensidade moderada, abaixo de 45 anos, não precisa fazer anualmente — embora existam autores que defendem a ideia de se fazer a cada dois anos nestas condições.

Para pessoas com mais idade, portadoras de patologias crônicas, histórico familiar para alguma doença específica ou que fazem exercícios e esportes de alta intensidade, este tempo é bem menor.

De olho no futuro

Muitas doenças podem ser previnas com um check-up médico. Por isso que também é necessária a realização dos exames em pessoas sadias. Se não prevenir totalmente, ao menos pode-se evitar os efeitos maléficos de algumas doenças.

Ainda não deu tempo de marcar na sua agenda uma consulta com um médico do esporte ou clinico geral? Não vacile.

 

 

Fonte: Doutor Ivan Pacheco, especialista em medicina do esporte e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBMEE