Correr faz bem para os músculos e deixa você jovem por mais tempo

23 de maio de 2016

|

POR Camila Brogliato

Correr faz bem e prolonga a eficiência muscular do corpo. Esta foi a conclusão de uma pesquisa recente publicada na revista científica PLOS One sobre os benefícios da corrida de rua para a saúde.

Segundo os pesquisadores norte-americanos, representantes das Universidades do Colorado e de Humboldt, a prática regular da corrida pode ajudar a deixar a pessoa jovem por mais tempo. No estudo conduzido por eles, corredores com idade média de 65 anos renderam o mesmo que jovens na faixa dos 20 anos.

Pesquisa mostra que correr faz bem para músculos

Para realizar a pesquisa, os cientistas selecionaram 30 adultos saudáveis com cerca de 69 anos de idade e que andavam ou corriam regularmente.

Os participantes caminharam em uma esteira com velocidades variadas enquanto a produção e o consumo de oxigênio e dióxido de carbono eram medidos.

Os corredores foram 10% mais eficientes do que os caminhantes, registrando custos metabólicos semelhantes a jovens de 20 anos.

Custo metabólico nada mais é do que a quantidade de energia necessária para o corpo se movimentar. No caso do estudo, o alto custo metabólico significa que caminhar, proporcionalmente, foi mais custoso e difícil — o declínio na capacidade de caminhar é um fator determinante para as causas de doenças em pessoas mais velhas.

Resultados do estudo

A conclusão do estudo é animadora para quem tem o hábito de correr. Aqueles que praticavam a corrida pelo menos três vezes por semana, durante pelo menos 30 minutos, eram menos propensos a manifestar os declínios físicos que a idade avançada provoca do que aqueles que optavam pela caminhada.

Mas, então, os corredores são mais eficientes com o avançar da idade? Parece que sim. De acordo com os pesquisadores, isso teria a ver com a força motriz da célula, a mitocôndria.

Evidências sugerem que aqueles que realizam exercícios de forma mais vigorosa são os que têm mitocôndrias mais saudáveis em suas células musculares. O que isso faz? Torna o corpo e a musculatura mais eficientes durante o exercício e derruba o custo metabólico. Então, em termos de eficiência, a corrida garante um corpo jovem mesmo com a idade avançada.

O segredo é correr

Os pesquisadores argumentam que esse resultado se dá por duas razões: corredores têm melhor eficiência muscular em comparação aos caminhantes e o exercício mais vigoroso pode realmente deixar o corpo mais bem preparado ao longo dos anos.

Mas isso não significa que a caminhada não traz vantagens para a saúde. Os benefícios da caminhada são muitos, como menor risco de doenças cardíacas e crônicas, além de ser uma excelente aliada na luta contra a depressão.

Mais estudos devem ser feitos para entender a ligação entre o exercício aeróbico e os efeitos da idade sobre o corpo para descobrir qual é o limiar de intensidade necessário para evitar o declínio natural que a idade provoca na capacidade de caminhar.  Mas, na dúvida, corra para se manter jovem por mais tempo!

 

Fonte: PLOS ONE