Prevenção ao novo coronavírus: transmissão e medidas básicas

Atualizado em 11 de março de 2020

|

POR Bruno Botelho dos Santos

A doença do novo coronavírus (COVID-19) está se espalhando pelo mundo todo e a disseminação de pessoa para pessoa (contaminação por gotículas respiratórias ou contato) está ocorrendo.

Qualquer pessoa em contato próximo com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. Por isso, é fundamental tomar algumas medidas básicas de saúde para a prevenção ao novo coronavírus e sua propagação. Saiba mais.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão do coronavírus ocorre pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como:

  • Gotículas de saliva
  • Tosse, espirro e catarro
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos

O período médio de incubação do coronavírus é 5 dias, com intervalos que vão até 12 dias, período em que os primeiros sintomas aparecem após a infecção.

Medidas básicas para prevenção ao novo coronavírus

Lave as mãos regularmente

Limpe regularmente, e com cuidado, as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou com um desinfetante à base de álcool.

Esse hábito mata o vírus que pode estar nas suas mãos. Também é importante levar sempre um frasco de álcool em gel para garantir que as mãos estejam sempre esterilizadas

Mantenha distanciamento social

Mantenha pelo menos 1 metro de distância de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

Quando alguém tosse ou espirra, expele pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa que tossir tiver a doença.

Por isso, evite cumprimentar com beijos no rosto, com apertos de mãos ou abraços.

Não compartilhe utensílios de uso pessoal

Utensílios de uso pessoal como toalhas, copos, talheres e travesseiros podem ser contaminados com o vírus e transmitir para outra pessoa. Por isso, evite o compartilhamento.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca

Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, já que elas tocam muitas superfícies e podem pegar vírus.

Uma vez contaminadas, as mãos podem passar o vírus para os olhos, nariz ou boca. Assim, o vírus entra no seu corpo e inicia a doença.

Pratique a higiene respiratória

Garanta que você e as pessoas ao seu redor sigam uma boa higiene respiratória. Ou seja, cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o tecido usado imediatamente.

Isso porque gotículas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, é possível a proteção das pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.

Mantenha hábitos saudáveis

Para evitar a imunidade baixa, que favorece infecções e doenças, é importante manter bons hábitos de saúde, como alimentação saudável e equilibrada com muitas verduras e frutas, além de beber bastante água.

Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico cedo

Fique em casa se não se sentir bem. Porém, caso tenha febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e siga as instruções da autoridade sanitária local.

Isso é fundamental proteger e evitar a propagação de vírus e outras infecções.

Vacine-se contra a gripe

Caso faça parte do público-alvo da vacina contra a gripe, imunize-se todo ano.

A vacina não apresenta eficácia contra o coronavírus, mas serve de auxílio aos profissionais de saúde para descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

Atenção ao uso de máscaras!

Só deve utilizar máscara quem estiver com sintomas de COVID-19 (principalmente tosse) ou cuidando de alguém que possa ter. É importante lembrar que a máscara para o rosto descartável pode ser usada apenas uma vez.

Se você não está doente ou cuidando de alguém que está doente, está desperdiçando uma máscara. Como existe uma escassez mundial de máscaras, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda às pessoas que usem máscaras com sabedoria.

 

Fontes

Ministério da Saúde. Coronavírus: saiba o que é, como tratar e se prevenir. Disponível em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public