OMS declara pandemia de novo coronavírus (Sars-Cov-2)

Atualizado em 12 de março de 2020

|

POR Bruno Botelho dos Santos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na última quarta-feira, 11, que o COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) é uma pandemia. A declaração foi feita por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, visto que a disseminação do novo coronavírus já ocorreu em mais de 100 países e em todos os continentes no mundo.

Pandemia do novo coronavírus

Confirmando o que muitos epidemiologistas vêm dizendo há semanas, as autoridades da Organização Mundial da Saúde haviam evitado usar o termo para descrever o salto epidêmico em todo o mundo por medo de que isso provocaria pânico desnecessário, embora estivessem alertando os países para se prepararem para uma pandemia.

Porém, agora existem evidências de transmissão do vírus em seis continentes, que infectou mais de 120 mil pessoas e matou mais de 4 mil, e pela maioria das medidas científicas, a disseminação se qualifica como uma pandemia. Apesar de simbólica, as autoridades de saúde pública acreditam que o público atentará para seu risco e perigo.

“Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de disseminação e severidade e com os níveis alarmantes de inação”, disse Tedros. “Convocamos todos os dias os países a tomarem ações urgentes e agressivas”, concluiu.

O que é pandemia?

Segundo a OMS, uma epidemia é definida como um surto regional de uma doença que se espalha inesperadamente. Em 2010, definiu uma pandemia como “a disseminação mundial de uma nova doença” que afeta um grande número de pessoas e “uma epidemia que se espalhou por vários países ou continentes, geralmente afetando um grande número de pessoas”.

A OMS não declarava pandemia desde 2009, quando atribuiu o termo à gripe H1N1.

O número de pessoas infectadas, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. Apesar disso, os diretores ressaltaram que a declaração não muda as orientações, e que os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus.