De 10 consultas médicas, 9 são geradas por estresse

Atualizado em 29 de julho de 2019

|

POR Redação

Você sabia que a cada 10 consultas médicas realizadas, 9 delas acontecem por causa de estresse?

De acordo com dados da AIS (The American Institute of Stress), 90% da população, quando vai a uma consulta médica, acaba tendo como fator desencadeador da consulta uma fonte estressora, ou seja, a soma de diversos estresses de sua vida diária.

Isto quer dizer que mesmo os distúrbios que aparentemente surgem somente por causa de outros desequilíbrios orgânicos são gerados, de alguma forma, pelo acúmulo de estresse negativo ou incapacidade em lidar com o estresse cotidiano, recorrendo às consultas médicas.

O que é o estresse?

O estresse é nada mais que uma reação – física ou mental – do nosso organismo que acontece quando surge a necessidade de uma grande adaptação a um evento ou situação de grande importância na nossa vida.

Portanto, o estresse ocorre quando a pessoa se sente ameaçado ou sob estado de pressão, influenciando no corpo dela.

Isso pode ser tanto algo negativo quanto algo positivo. O estresse negativo acontece quando ele está em excesso, afetando a qualidade de vida. Já o estresse positivo, ocorre na fase inicial, em que o estado ainda não é tão preocupante. Então, o organismo da pessoa acaba produzindo adrenalina e ela dá ânimo, vigor e energia, deixando a pessoa mais produtiva.

Quando o estresse apresenta resposta ao organismo, libera reações químicas e provoca reações fisiológicas. Os componentes das reações podem ser:

  • Psicológicos
  • Físicos
  • Mentais
  • Hormonais

Como acontece?

Temos um mau controle das PVDs (Pressões da Vida Diária), que podem ser: trânsito, cobrança por resultados no trabalho, falta de tempo e diversos outras coisas.

Pouco a pouco, essas condições acabam sobrecarregando as estruturas psicológicas e físicas humana, o que podem aumentar e intensificar os sinais e/ou sintomas de doenças já existentes ou desencadear doenças que são proporcionadas por um estilo de vida muito agitado e sem momentos de relaxamento.

Dicas

As técnicas de relaxamento são soluções eficazes e práticas que podem amenizar estas Pressões da Vida Diárias no estilo de vida, como:

  • Respiração diafragmática: um método de respiração para o controle do diafragma. Nele, você procura aproveitar toda a capacidade do pulmão, dando mais oxigênio ao corpo e ao cérebro;
  • Mindfulness (atenção ou consciência plena): é um método para conectar ação e pensamento, através da mente consciente (sensações, pensamentos, fantasias, recordações e emoções), deixando a pessoa mais calma, segura e plena;
  • Relaxamento Progressivo de Jacobson: uma série de exercícios musculares em que toda a sua atenção fica focada e assim, progressivamente, alivia todas as tensões musculares, proporcionando o relaxamento.

Fonte

Marcelo Anselmo, fisioterapeuta, professor de Educação Física e especialista em Mindfulness e Mindful Eating pelo Centro Brasileiro de Redução do Estresse.