Como desentupir o nariz? Confira 7 métodos simples

10 de julho de 2018

|

POR Bruno Botelho dos Santos

Quem nunca passou por incômodos nasais que atrapalham respirar, comer, fazer as atividades do dia a dia e até mesmo falar? Um dos mais comuns é o nariz obstruído, que é muito comum em casos de gripe, resfriado, rinite e sinusite.

Como desentupir o nariz pode parecer um mistério, mas há ótimas alternativas e métodos simples que podem ajudar a acabar ou aliviar este problema. Confira:

Como desentupir o nariz: veja métodos

Use o umidificador

 

umidificador

Mariana Aabb/Shutterstock

Quando a umidade relativa do ar cai, a mucosa resseca e há risco de o nariz ficar entupido, o que dificulta a respiração. O umidificador ajuda a aumentar a quantidade de vapor na atmosfera e, assim, facilita a respiração.

Isso ocorre porque a umidade adequada reduz a pressão sobre as vias respiratórias, aliviando a inflamação, além de ajudar a se livrar do catarro acumulado no nariz e impedir complicações bacterianas.

Faça exercícios 

As atividades físicas são muito recomendadas em casos de sintomas alérgicos, já que promovem o aumento do ritmo cardíaco, o aquecimento corporal e a expulsão do muco, que fica mais líquido e fácil de assoar.

Apenas 15 minutos da prática já são suficientes para aliviar o nariz entupido. Contudo, é importante alertar que a prática não substitui o tratamento médico.

Beba bastante água

A água é fundamental para desobstruir as narinas porque tem a função de eliminar toxinas e secreções do nosso organismo.

Então, apostar na alta ingestão deste líquido ajuda na liberação de muco. Isso acontece também devido ao poder de hidratação que mantém a umidade e lubrificação nas vias respiratórias.

O ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Massagem nas narinas e rosto

 

massagem nas narinas

Dave Pot/Shutterstock

A massagem nas narinas e no rosto relaxa os músculos e leva à drenagem e liberação da congestão nasal.

Basta massageá-las com a ponta dos dedos indicadores por alguns minutos e, em seguida, pressionar simultaneamente a parte inferior delas (que faz divisa com o buço ou bigode) por 60 segundos.

Depois, faça o mesmo nos seios da face em direção às orelhas. O processo pode ser repetido até três vezes com intervalos de cinco minutos entre cada.

Compressa com água quente

Compressas com água quente podem ser utilizadas no rosto para tratar o nariz entupido, já que dilatam as vias respiratórias e liberam a passagem de ar.

Fazê-las é fácil: umedeça um pano ou uma toalha limpa em um pouco de água morna. Deite e coloque a compressa sobre o nariz, cobrindo as bochechas, mas sem bloquear sua respiração. Aguarde até que a água fique fria e repita o processo.

Lavagem nasal

Um excelente método caseiro para desentupir o nariz é por meio da lavagem nasal. Ela pode ser realizada de duas maneiras:

Com soro fisiológico e seringa

Consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico e uma seringa sem agulha.

Além de manter o nariz devidamente limpo, é útil para casos de alergia respiratória porque umidifica a mucosa nasal.

O procedimento deve ser realizado na pia do banheiro e se difere para adultos e bebês:

Adultos

Coloque de 5 a 10 ml de soro fisiológico em uma seringa. Depois, abra a boca e respire somente por ela. Incline a cabeça para frente, coloque a seringa na entrada de uma narina e a pressione até que o soro saia pela outra.

Por fim, assoe o nariz para retirar o máximo de secreção possível.

É recomendado fazer a limpeza de três a quatro vezes por dia, dependendo da necessidade de cada pessoa.

Bebês

Colocar o bebê no colo, de frente para o espelho e segurar sua cabeça firmemente para evitar que a criança se mova.

Posicionar a seringa na narina do bebê e pressionar rapidamente para que o jato de soro entre em uma narina e saia naturalmente pelo outra.

Mistura de água e sal + lavador nasal

Para a mistura você precisará de:

  • 200 ml de água filtrada ou mineral
  • 1 colher de café de sal
Procedimento

Aqueça 2 copos de água filtrada ou mineral. Para saber se a temperatura está boa, derrame um pouco no dorso da mão: ela não deve queimar a pele. Em seguida, adicione a colher de café de sal na água e misture.

O procedimento aqui é igual ao realizado com soro fisiológico. O ideal é fazer o procedimento com um lavador nasal, que é vendido nas farmácias com o preço de 30 a 45 reais*.

Medicamentos

 

medicamentos para congestão nasal

mangostock/Shutterstock

Outra alternativa para desentupir o nariz são descongestionantes nasais que aliviam bastante o desconforto e liberam as vias respiratórias, porém, é bom somente utilizá-los sob prescrição médica porque há risco de dependência e reações adversas.

*Preços checados em julho de 2018.