Cirurgia para melhorar sinusite existe: veja indicações e como é feita

Sinusite consiste em uma inflamação da mucosa dos seios da face, que inclui a região formada pelas cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Incomodo e persistência da condição pode tornar necessária a opção pela cirurgia para melhorar sinusite.

A doença pode ser causada por infecção, quadro alérgico ou questões anatômicas que prejudiquem a drenagem das secreções que se acumulam nos seios da face. A causa interfere se o tratamento será por métodos terapêuticos ou com a cirurgia para melhorar sinusite.

Quais os prejuízos da doença?

Existem diferentes agentes que podem ser responsáveis pela sinusite, como bactérias, fungos e vírus, além de fatores alérgicos. Inicialmente, é preciso diferenciar os tipos da doença, que pode ser aguda – quando está presente a menos de 12 semanas – ou crônica – cuja duração ultrapassa 12 semanas.

Os sintomas são semelhantes em ambos os casos e incluem:

  • Obstrução ou secreção nasal
  • Pressão ou dor facial
  • Redução ou perda do olfato e paladar
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Dor de ouvido.

A tosse é um dos sintomas frequentes em caso de sinusite crônica, enquanto nessa ocorrência a febre é um dos menos comuns.

Quais os tratamentos?

Em geral, a sinusite aguda e a maior parte dos casos crônicos podem ser tratados com terapia clínica, que inclui administração de corticoides tópicos, sistêmicos e antialérgicos. Os remédios auxiliam na desobstrução nasal, fazendo com que a mucosa inflamada seja aos poucos eliminada.

No entanto, existem quadros mais graves – como quando o catarro vai da região nasal para a garganta ou os fungos presentes são resistentes aos antibióticos – que precisam de cirurgia para melhorar sinusite. O procedimento é a opção mais adequada para reduzir a reincidência da doença.

Como é realizada a cirurgia para sinusite?

Em geral, a cirurgia para sinusite é realizada com anestesia geral. Não são feitas incisões externas no procedimento, de forma que apenas com cortes internos no nariz o médico consiga conduzir a operação.

São utilizados instrumentos especiais e uma microcâmera acoplada para visualização das estruturas internas. O especialista analisa a parte interna do nariz e remove o tecido ou osso que está obstruindo os canais dos seios nasais, que é o que causa a sinusite por inviabilizar a passagem da secreção acumulada.

Por não exigir a realização de incisões externas, a cirurgia para melhorar sinusite não resulta em cicatrizes aparentes. Para a recuperação, exige-se repouso e alimentação pastosa nos primeiros dias, mas o paciente pode retornar as atividades normalmente entre duas e quatro semanas, dependendo da evolução do quadro de recuperação.

Além desse tipo, existe outra opção de cirurgia para melhorar sinusite realizada com balão inflável, sendo conhecida como sinuplastia com balão. Nessa técnica, o especialista introduz um fino instrumento que possui um balão inflável na ponta, na narina do paciente. Quando atinge o local da inflamação o balão é inflado para auxiliar na desobstrução nasal e permitir a eliminação das secreções acumuladas.

A técnica utilizada na cirurgia para melhorar sinusite, assim como a própria indicação de tratamento cirúrgico, deve ser feita pelo otorrinolaringologista, profissional mais apto para o diagnóstico e tratamento de quadros de sinusite seja aguda ou crônica.

Fonte

Otorrinolaringologista Renata Christofe Garrafa, da clínica Garrafa – CRM 158107.