Café escurece os dentes? O que fazer para evitar as manchas?

Atualizado em 31 de outubro de 2019

|

POR Ligia Lotério

Grande parte dos brasileiros confia o início da manhã a uma xícara de café preto, mas há quem diga que o hábito pode prejudicar os dentes. A seguir, saiba se café escurece os dentes:

Afinal, café escurece os dentes?

De acordo com o odontologista Mário Sérgio Giorgi, presidente da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o café contém corantes cujo excesso é capaz de manchar o esmalte dos dentes.

Essas substâncias são denominadas taninos e se tratam de um tipo de polifenol que também é encontrado em outras bebidas, como vinho tinto e chás escuros.

Em caso de consumo frequente, o tanino do café mancha os dentes, deixando-os com cor amarelada.

“É sempre bom lembrar que o café associado ao cigarro é o principal fator de manchas dentárias”, ressalta o dentista.

Causa outros malefícios?

Além das manchas, o café não causa qualquer outro malefício à boca.

Como tirar mancha de café dos dentes?

De acordo com o odontologista Mário Sérgio Giorgi, o ideal para evitar a mudança na coloração é manter higiene oral adequada, com escovação no mínimo três vezes ao dia.

Caso as manchas se instalem, é possível removê-las por meio de tratamentos odontológicos, como limpeza e clareamento dental.

Fonte

Odontologista Mário Sérgio Giorgi, presidente da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) – CRO 23331