Aplicativos de saúde: 5 opções que podem melhorar muito sua rotina

Atualizado em 03 de agosto de 2018

|

POR Ginast

A popularização dos celulares revolucionou a forma como nos relacionamos com o mundo, já que hoje tudo está praticamente a poucos toques na tela do aparelho. Com a vida das pessoas na palma das mãos, nada mais natural que a tecnologia resultar em aplicativos de saúde que melhoram a rotina e qualidade de vida.

Com eles, é possível planejar, estruturar, se informar e analisar atividades físicas, refeições e hábitos.

Confira cinco aplicativos essenciais para quem quer mudar a rotina e ganhar mais saúde no dia a dia:

5 aplicativos de saúde

Malhe em casa com o Nike Training Club

Não são poucas as pessoas que deixam de se exercitar porque não gostam do ambiente de uma academia. A boa notícia é que o surgimento dos smartphones e dos aplicativos permitiu o desenvolvimento dos treinos caseiros.

Um app bastante utilizado para quem gosta de malhar em casa é o Nike Training Club, desenvolvido pela empresa de produtos esportivos. Ele possui diferentes tipos de treinos e circuitos, com vídeos e informações complementares.

Além disso, todas as atividades são categorizadas de acordo com a dificuldade. Ou seja, os que estão começando agora podem fazer treinos para iniciantes e avançarem dentro do sistema. A solução é gratuita e também está disponível no iOS e Android.

Explore o mundo com o Human

Se você também não gosta de se exercitar em casa, que tal fazer isso na rua ou em espaços públicos? Essa é a proposta do Human, um aplicativo que estimula os usuários a malharem ao ar livre.

O slogan do app é bem sugestivo: “o mundo é sua academia”. A meta é fazer com que as pessoas se exercitem, ao menos, 30 minutos diários na rua. Para isso, o programa registra todas as nossas atividades e contabiliza as informações em gráficos e análises para comparação.

Ele ainda mostra quantos minutos nós nos movimentamos – e quantos faltam para atingirmos a meta -, e faz um relatório semanal e mensal de nosso desempenho. O programa é gratuito e também está disponível nos dois sistemas operacionais.

Durma bem com o Sleepbot

O Sleepbot é muito mais do que um despertador ou alarme inteligente. Na verdade, ele praticamente faz um monitoramento de seu sono e o ajuda a ter uma noite mais tranquila e dormir com mais qualidade.

Por meio de sensores, o app consegue registrar barulhos e movimentos enquanto o usuário dorme – basta deixá-lo próximo de seu corpo. Com as informações, ele gera gráficos e traz informações de como melhorar o descanso.

Por fim, seu sistema de alarme funciona para quem deseja criar o hábito de dormir no mesmo horário e possui um despertador inteligente, que não o acorda no susto. Ele é gratuito e está disponível para os sistemas iOS e Android.

Faça dieta com o Technutri

Mais do que simplesmente apontar e projetar possíveis soluções para um problema, o Technutri vai além: ele se torna um parceiro que o ajuda a seguir uma dieta controlada e saudável com base nas informações prestadas pelos usuários.

Assim, mais do que indicar alimentos, o aplicativo faz o planejamento de todas as refeições de acordo com o consumo calórico essencial. Além disso, um alarme avisa quando é a melhor hora para comer sem apelar para gula.

O programa ainda permite estipular uma meta de peso, calcula o IMC e também conta com uma comunidade virtual para que os usuários possam trocar informações. Ele é gratuito e está disponível no iOS e Android.

Mudança de hábitos com o Habitica

A maior dificuldade para mudar os hábitos e começar uma vida nova é intrínseca. As pessoas evitam fazer grandes mudanças, seja por preguiça ou medo, e acabam estagnados com o mesmo comportamento.

Para mudar isso, o aplicativo de saúde Habitica criou um sistema interativo e divertido para reverter esse cenário. A pessoa inclui o objetivo a ser alcançado (qualquer um) e os passos que deve seguir. Pronto, a partir daí o aplicativo cria um jogo em que cada etapa concluída gera uma recompensa.

Essa ideia chama-se gamificação e tem o poder de envolver os usuários. Ainda existe uma rede social que permite a interação com outros indivíduos. O app é gratuito e também está disponível para iOS e Android.

Complemente sua rotina com os aplicativos

Evidentemente que o celular em si não vai fazer a pessoa ter uma vida mais saudável. Não adianta ter todos os aplicativos citados no texto e, no fim das contas, não ter uma rotina adequada.

A tecnologia ajuda principalmente na preparação, no planejamento e na divulgação de conteúdos relevantes para quem deseja mudar de vida. Mas esse é o primeiro passo: é necessário arregaçar as mangas e fazer o que está descrito.

Assim, exercite-se em casa ou em academia ao ar livre, coma alimentos mais saudáveis e tenha hábitos que não sejam nocivos ao seu organismo. Feito isso, você finalmente poderá dizer que tem uma vida tecnológica e saudável ao mesmo tempo.