11 celebridades que sofrem de doenças incuráveis

Atualizado em 29 de agosto de 2019

|

Por causa de seu trabalho, influência ou qualquer outro motivo que as tenha levado à fama, as celebridades muitas vezes são vistas como “intocáveis” e com “vidas perfeitas”. Mas por trás do glamour, dos altos cachês, das mansões milionárias e dos tapetes vermelhos, existe também o lado “gente como a gente” dos famosos. Assim como nós, meros mortais, muitas celebridades também sofrem de algumas doenças incuráveis muito conhecidas.

Uma doença incurável, porém, já não é mais uma sentença de morte. É perfeitamente possível viver e ter saúde mesmo com o diagnóstico de uma doença que a medicina ainda não foi capaz de encontrar a cura. Abaixo, separamos uma lista com celebridades que receberam a má notícia, mas que continuam na ativa — e muito bem de vida.

Conheça os famosos que vivem com doenças incuráveis

1. Fibromialgia

Lady Gaga – Foto: Netflix

A cantora norte-americana Lady Gaga sofre de fibromialgia — um transtorno que causa dores em diversas regiões do corpo e não tem cura. Além da dor generalizada, os sintomas mais comuns da fibromialgia podem ser fadiga, insônia, déficit de memória e até depressão. O diagnóstico da cantora pop, que também sofre de lúpus, ficou ainda mais em evidência este ano, quando ela lançou o documentário Gaga: Five Foot Two (Netflix) e teve que cancelar sua participação no Rock in Rio por causa das dores provocadas pela doença.

Outros famosos também sofrem de fibromialgia, como é o caso do ator Morgan Freeman e da atriz brasileira Dani Valente.

2. Lúpus

Selena Gomez – Foto: Reprodução

A cantora e atriz Selena Gomez tem lúpus, uma doença autoimune — quando o sistema imunológico passa a produzir anticorpos e atacar tecidos saudáveis do corpo por engano –, que provoca inflamação na pele, nas articulações, olhos, cérebro, rins, coração ou nos pulmões. Lúpus não tem cura, mas existem tratamentos que aliviam os sintomas.

Alguns outros artistas sofrem com Lúpus, como a própria Lady Gaga, a cantora Toni Braxton e a apresentadora Astrid Fontenelle.

3. Doença de Parkinson

doenças incuráveis - doença de parkinson

Michael J. Fox – Foto: Reprodução

O ator canadense Michael J. Fox (do clássico “De Volta para o Futuro”) sofre da doença de Parkinson, que ocorre no sistema nervoso central e afeta as funções motoras. Não há cura, mas existem tratamentos eficazes que evitam a progressão da doença, que é degenerativa. Após o diagnóstico, ele abriu uma fundação em 2000, nos Estados Unidos, que arrecada fundos para pesquisas de Parkinson — a The Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research.

Quem assistiu a premiada série The Good Wife, inclusive, deve lembrar da participação do ator como o advogado Louis Canning, criado para que ele pudesse explorar os sintomas da doença na construção de seu personagem.

4. Diabetes

Tom Hanks – Foto: Divulgação

Assim como 422 milhões de pessoas adultas no mundo (segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS), o ator norte-americano Tom Hanks também sofre de diabetes. A doença afeta a capacidade do corpo de produzir insulina, o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue.

Ele tem diabetes do tipo 2, que é adquirida ao longo da vida e é caracterizada pela resistência à insulina. O problema não tem cura, mas é possível conviver com diabetes por meio de tratamentos e seguindo uma alimentação correta.

Outros famosos com casos de diabetes: a atriz Halle Berry, o cantor Nick Jonas, o ator Danton Mello, a cantora Paula Toller e os apresentadores Larry King e Fausto Silva (Faustão).

5. Asma

doenças incuráveis - asma

Demi Lovato – Foto: Reprodução

A cantora e atriz norte-americana Demi Lovato sofre de asma, doença inflamatória nos pulmões que afeta as vias aéreas e interrompe a passagem de ar. Como não tem cura, a asma exige o uso de medicação diária durante toda a vida, a fim de evitar possíveis crises.

Alguns dos famosos que sofrem de asma são o diretor Martin Scorsese, a atriz e cantora Liza Minnelli, o ex-jogador David Beckham e as atrizes Lindsay Lohan e Sharon Stone.

6. Doença de Graves

doenças incuráveis - doença de graves

Sia – Foto: Rolling Stones

A cantora australiana Sia foi diagnosticada com Doença de Graves, um problema de saúde autoimune que é responsável pela maioria dos casos de hipertireoidismo no mundo — quando a tireoide produz mais hormônios do que deveria. A glândula é responsável pela secreção dos hormônios que regulam o metabolismo.

Em alguns casos, hipertireoidismo pode ser curado, mas quando ele é provocado por uma doença autoimune, como é o caso de Graves, somente o tratamento pode conter os sintomas, bem como o acompanhamento médico constante.

7. Glaucoma

Bono Vox

Bono Vox – Foto: Reprodução

O vocalista da banda irlandesa de rock U2 sofre de glaucoma, uma doença que atinge o nervo óptico e da retina. Sem tratamento, ela pode acarretar na perda de visão e deixa os olhos mais sensíveis à luz.

Justamente por causa da doença, que ele tem já faz mais de 20 anos, o cantor anda sempre com óculos escuros para se proteger. Glaucoma não tem cura, mas tem tratamento e o principal deles é por meio do controle da pressão intraocular.

A atriz, comediante e cantora Whoopi Goldberg e o comediante Bill Cosby também sofrem de glaucoma.

8. Esclerose múltipla

doenças incuráveis - esclerose multipla

Cláudia Rodrigues – Foto: Reprodução

A atriz brasileira Cláudia Rodrigues, conhecida pelo seu papel de Marinete em A Diarista, sofre de esclerose múltipla — doença autoimune que ataca o sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e na medula óssea. Esta foi a razão pela qual a atriz manteve-se afastada da televisão nos últimos anos.

A esclerose múltipla não tem cura e seus sintomas incluem fraqueza muscular, problemas na coordenação motora, dores nas articulações, fadiga e disfunção intestinal e na bexiga. O tratamento consiste no controle dos sintomas e de eventuais crises.

Além dela, o ator David Lander e Jack Osbourne, filho do cantor Ozzy Osbourne, apresentaram também esclerose múltipla.

9. Vitiligo

Jon Hamm – Foto: Salon

O ator norte-americano Jon Hamm, protagonista da série Mad Men, sofre de vitiligo, uma doença não-contagiosa que afeta a pigmentação natural da pele, causando um gradativo surgimento de manchas. As causas do vitiligo ainda são desconhecidas, mas a doença costuma ser agravada por fatores como ansiedade e estresse físico ou emocional. É muito interromper o vitiligo, mas existem tratamentos que freiam a progressão da doença. O uso de medicamentos, a terapia de luz e até mesmo cirurgias podem ser opções para pessoas que vivem com este problema.

Quando ouvem falar em vitiligo, muitas pessoas ainda relacionam a doença ao cantor já falecido Michael Jackson, que era negro, mas que, ao longo da vida, foi aparecendo com o tom da pele cada vez mais branco.

A atriz brasileira Luiza Brunet, o apresentador e comediante Graham Norton, a cantora e atriz Tamar Braxton e o rapper brasileiro Rappin’ Hood são alguns exemplos de celebridades que têm vitiligo.

10. Psoríase

Britney Spears

Britney Spears – Foto: Reprodução

A cantora pop Britney Spears sofre com uma doença inflamatória não-contagiosa da pele muito comum chamada psoríase, caracterizada pela descamação da pele e vermelhidão na região afetada. As causas, ainda que seja difícil determinar, estão muito atribuídas à genética.

Mesmo sem cura, existem diversos tratamentos para psoríase, desde hidratação da pele em casos mais leves até medicação injetável ou oral em casos mais graves.

Muitas famosas sofrem de psoríase, dentre elas a socialite Kim Kardashian, as atrizes Cameron Diaz e Cara Delevigne e a cantora Cindy Lauper. Além delas, o ator Jon Lovitz e o músico Art Garfunkel também tratam do problema.

11. Transtorno bipolar

doenças incuráveis - catherine zeta-jones

Catherine Zeta-Jones – Foto: Reprodução

A atriz britânica e vencedora do Oscar Catherine Zeta-Jones sofre de transtorno bipolar, uma doença associada a alterações acentuadas de humor, podendo ir da depressão até episódios de obsessão. As crises podem ser leves, moderadas ou graves, mas há tratamento. Os mais comuns pelo uso de medicamentos, sessões de psicoterapia e até a hospitalização quando necessário.

Além de Catherine, o ator Jean-Claude Van Damme, a cantora Sinead O’Connor e o político Jesse Jackson Jr. também sofrem da doença.