Benefícios da masturbação: sono, imunidade e muito mais

Atualizado em 26 de agosto de 2020

Revisado por: Dr. Danilo Galante

CRM 119.721/SP

Homens e mulheres, sozinhos ou acompanhados. Em você mesmo ou no parceiro(a). Não importa como: é gostoso e todo mundo sabe, mas nem todo mundo faz – seja por preconceito ou por medo. Quando o assunto são os benefícios da masturbação, muita gente tem dúvida, mas já está cientificamente comprovado que faz bem.

Descartemos aqui aqueles mitos que ouvimos na adolescência de que se masturbar deixa o pênis mais fino, aumenta os pelos e gera espinhas. Nada disso corresponde à realidade. Os benefícios de se masturbar são muitos. Confira abaixo:

Quais os benefícios da masturbação?

Masturbar é o ato de estimular os órgãos genitais (seus ou de um parceiro) a fim de que se obtenha prazer sexual. Além do que está escrito no dicionário, é uma forma de conhecer o corpo, explorar as sensações e se descobrir de forma saudável.

Para cólica

Para as mulheres, a masturbação pode aliviar dores relacionadas a sintomas ginecológicos como cólicas, além de ajudar a prevenir endometriose – o orgasmo atua como um analgésico natural.

Contra câncer

Já para os homens, os benefícios da masturbação incluem fortalecer o sistema imunológico, uma vez que a ejaculação evita infecções na região. Além disso, um estudo australiano indica que homens entre 20 e 50 anos que se masturbam mais de cinco vezes por semana têm menos probabilidade de desenvolver câncer.

Ainda necessitamos de novos estudos pra ratificar esse resultado, mas é boa a ideia de prevenção, não é mesmo?

Para o sono

O ato ainda melhora o sono por causa da endorfina e de outros hormônios liberados após o orgasmo. Isso causa relaxamento de todo o corpo, combatendo a depressão e fazendo com que o estresse diminua, melhorando nosso humor.

Para o sistema imunológico

Alguns estudos mostram também que, quanto mais orgasmos, maior o nível de anticorpos no organismo. Ou seja, você fica feliz, dorme bem e ainda garante aquela proteção extra.

Para o relacionamento

Além de tudo isso, melhora a relação com seu parceiro. “Além dos outros benefícios da masturbação, você aprende mais sobre você, sobre o(a) parceiro(a), sobre seus corpos, reações e estímulos, o que faz com que o sexo seja muito mais prazeroso”, afirma a terapeuta holística Gabriela Machado, que conta ainda outros detalhes sobre o ato.

“Na terapia tântrica, chamamos a masturbação de estimulação orgástica. E a massagem tântrica é o mecanismo dessa estimulação. Nós defendemos uma desprogramação mental a fim de ativar a parte sensorial do corpo e ir além dos limites da mente”, explica ela.

“Ou seja, a ideia aqui não é pensar em algo que te estimule a atingir o orgasmo: é o contrário. Nós desmanchamos os bloqueios mentais e emocionais para que a pessoa conheça o próprio corpo, o do parceiro, entenda as regiões de maior sensibilidade nos músculos do corpo e nos músculos sexuais e trabalhe com diferentes estímulos a fim de atingir o prazer com intensidade”.

Para tratamento de ejaculação precoce

A prática permite maior auto conhecimento e consequente melhor auto controle de sensações, prazer e chegada/postergação do orgasmo, o que ajuda no tratamento de ejaculação precoce.

Checklist dos benefícios da masturbação

Aqui vai uma lista completa com todos os benefícios da masturbação:

Nas mulheres

  • Reduz cólicas menstruais e outros sintomas ginecológicos
  • Previne endometriose

Nos homens

Em todo mundo

  • Melhora a qualidade do sono
  • Reduz o estresse
  • Melhora o humor
  • Aumenta a produção de anticorpos
  • Melhora a relação com o(a) parceiro(a)
  • Faz conhecer melhor o próprio corpo

 

Fontes

Matéria BBC – Pesquisa do Cancer Epidemiology Centre de Melbourne, Austrália. Disponível no link: http://www.bbc.com/portuguese/geral/2016/05/160516_beneficios_masturbacao_lab

Terapeuta Holística Gabriela Machado

Urologista Danilo Galante, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia – CRM 119.721/SP