Saúde dos olhos: a importância do óculos de sol

Atualizado em 21 de março de 2018

|

Os óculos de sol não são apenas um apetrecho para ficar mais bonito e estiloso. O item é de extrema importância para a saúde dos olhos, e principalmente nas épocas mais quentes do ano, quando os raios solares são mais intensos.

No entanto, é necessário usar óculos escuros de qualidade, que realmente protejam contra os raios UVA e UVB que o sol emite. Abaixo, separamos informações importantes para mostrar por que é tão importante usar óculos com lentes escuras. Confira!

Malefícios dos raios solares para a saúde dos olhos

Na retina

Várias partes do órgão responsável pela visão são afetadas por esses raios. “Na retina, que é a porção posterior do olho [como o filme de uma máquina fotográfica], a radiação ultravioleta diminui sua vitalidade, apressando o envelhecimento das células responsáveis pela visão”, explica o oftalmologista Newton Kara José Jr., do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A longo prazo, isso pode prejudicar a qualidade visual de maneira irreversível, de acordo com o médico.

No cristalino

Outra região que sofre danos com o excesso de exposição ao sol é o cristalino – comparável à lente de uma máquina fotográfica.

“A radiação ultravioleta acelera a formação da catarata“, afirma o oftalmologista. A doença é a opacidade parcial ou total do cristalino, que pode levar à cegueira.

Por último, “na superfície ocular, os raios UV podem causar câncer”, garante o médico.

Os óculos de sol com lentes de proteção contra raios ultravioleta protegem os olhos contra todos esses problemas.

“Ele previne doenças oculares e mantém a qualidade visual para o futuro, especialmente em corredores, que ficam muito tempo expostos ao sol.”

Como saber se o óculos têm proteção UV?

Para garantir a saúde da visão, não compre quaisquer óculos.

“Para saber se as lentes realmente têm proteção contra os raios solares, temos que leva-las ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Universidade de São Paulo (USP)”, diz José Jr.

Por isso, ele recomenda a compra do acessório sempre em lojas especializadas e, de preferência, com uma marca conhecida. “Óculos escuros sem a proteção UV fazem mais mal aos olhos do que não usar nada”, finaliza.