Senhora de 93 anos com Alzheimer tem um hobby: fazer colares de pérola

Atualizado em 19 de setembro de 2019

|

Nos últimos anos, pesquisadores do mundo inteiro têm se dedicado a entender mais a respeito da doença de Alzheimer, um problema neurodegenerativo que afeta cerca de 35 milhões de pessoas em todo mundo — só no Brasil são pouco mais de 1 milhão de casos.

A doença é caracterizada pela perda gradual das funções cognitivas, provocada pela morte de células cerebrais, e afeta principalmente idosos acima de 65 anos.

Geralmente, pacientes com Alzheimer manifestam sintomas semelhantes: lapsos de memória, que afetam principalmente lembranças mais recentes, e alterações no comportamento. Esses sintomas costumam se intensificar com o passar do tempo e passam a comprometer atividades comuns do dia a dia, como tomar banho sozinho, lavar a louça ou comer sem ajuda.

Apesar de não ter cura, a medicina já encontrou formas de desacelerar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Hoje, sabe-se que incorporar atividades diárias e hobbies na rotina de quem tem Alzheimer pode ser muito eficaz para estimular a atividade cerebral e combater efeitos colaterais típicos, como depressão, prostração e isolamento.

Senhora com colar de pérola

É o caso de Dona Elzira, 93, que há dez anos convive com a doença e, felizmente, permanece no estágio 1 — o menos grave. Para passar o tempo, ela começou a fazer colares de pérola à mão e incumbiu a neta Juliana de vendê-los na internet.

“Minha avó nunca foi de ter hobbies”, conta. “Mas há uns dois anos ela começou a fazer vários colares de pérola, que ela sempre gostou muito, e recentemente me pediu ajuda para vendê-los”.

Colares de Dona Elzira

Dona Elzira, de 93 anos, tem Alzheimer e faz colares de pérola por hobby

Juliana resolveu, então, fazer um post num grupo de Facebook para divulgar o trabalho da avó. E os colares de Dona Elzira estão fazendo um sucesso e tanto: até a data de publicação desta matéria, o post já está com quase mil curtidas, mais de cem comentários e várias encomendas.

“Ter um hobby tem ajudado muito a manter minha avó engajada em algo, o que é ótimo”, garante Juliana. “Agora que já vendemos alguns colares, quero ver a reação dela quando entregar o dinheiro”, conclui.

Confira o trabalho de Dona Elzira:

Colares de pérola da Dona Elzira - 1

Colares de pérola da Dona Elzira - 2

Colares de pérola da Dona Elzira - 3

Para encomendar um colar da Dona Elzira, é só entrar em contato com a neta Juliana pelo Facebook.