Conheça os 5 tipos de câncer de próstata

02 de outubro de 2017

|

POR Lucas Coelho

Ao contrário do que muitos podem pensar, o câncer de próstata não é único e não ocorre de forma igual para todos. Na realidade, existem diversos tipos de câncer de próstata, que variam de comportamento, características e até de agressividade.

Mas não é preciso se alarmar. De maneira geral, os tumores na próstata, independentemente do tipo, afetam homens com mais de 65 anos – e por isso são também chamados de “câncer da terceira idade” – e têm evolução bastante lenta. No entanto, sempre existem as exceções, então é bom ficar de olho.

Para ajudar você a ficar ainda mais bem informado sobre a doença, separamos aqui uma explicação simples sobre cada um dos cinco tipos de câncer de próstata. Confira abaixo:

Os 5 tipos de câncer de próstata

Adenocarcinoma

O adenocarcinoma é o tipo de câncer de próstata mais comum de todos. Sua neoplasia — a proliferação anormal e descontrolada das células do corpo — se origina diretamente no tecido glandular do órgão. Segundo o diretor do Departamento de Urologia do A.C.Camargo, Gustavo Guimarães, a vasta maioria dos casos apresenta esse cenário, mas ainda assim os tumores costumam ser diferentes uns dos outros. “Eles podem ser classificados em diferentes grupos de risco, dependendo da agressividade. Logo, os tratamentos para cada um deles também variam.”

Sarcoma

É um tipo bastante raro do câncer de próstata e que, por isso, não segue a prevalência da terceira idade. Ele ocorre geralmente em adultos mais jovens e até em crianças. Pode surgir em tecidos moles ou ósseos.

Tumor Neuroendócrino

Bastante agressivo, este tipo de câncer de próstata se origina nas células endócrinas e neurais do tecido afetado. De acordo com o urologista Silvio Pires, é um tumor raro. “Ele se caracteriza por secretar substâncias atípicas que promovem o crescimento descontrolado da neoplasia”, diz o especialista.

Carcinoma

É uma neoplasia que pode ocorrer em qualquer órgão do corpo, logo, também pode ser encontrada na próstata. O carcinoma é um tipo de câncer que surge no tecido epitelial — uma camada externa que reveste a pele e diversos órgãos do nosso corpo.

Carcinoma de células de transição

Trata-se de um tipo de carcinoma mais específico, pois acomete o epitélio que reveste o sistema urinário. De acordo com Silvio Pires, porém, ele ocorre mais frequentemente na bexiga, e é relativamente incomum.

Mais sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo da doença que mais mata homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), para 2016 eram esperados mais de 61 mil novos casos do tumor e sua taxa de incidência é maior em países desenvolvidos do que em países em desenvolvimento.

Ele afeta diretamente a glândula masculina, chamada de próstata, que fica localizada na parte debaixo da bexiga e à frente do reto, e é responsável pela produção de parte do sêmen.