Quais são as diferenças entre pressão alta e baixa?

Atualizado em 28 de junho de 2018

|

POR Vinicius de Vita Cavalheiro

É pressão alta ou baixa? Muita gente já se fez essa pergunta. É normal confundir, mas uma das melhores formas de diferenciá-las é pelos sintomas.

Na pressão alta a pessoa geralmente apresenta dor de cabeça e na nuca, visão dupla embaçada, sagramentos no nariz, zumbidos no ouvido, tonturas e falta de ar. Já na pressão baixa, os sintomas mais comuns são a típica sensação de fraqueza, náuseas, visão turva, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares e boca seca.

Esses sinais, porém, também podem estar associados a outros problemas de saúde. Então uma forma ainda melhor de saber se a pressão está alta ou baixa é com a ajuda de um medidor de pressão — daqueles que se acha em farmácias.

Depois de medir, é preciso interpretar os números que aparecem no visor do aparelho. Para isso, use o guia abaixo:

  • Pressão normal: entre 10/6 a 13/7 — o ideal é 12/8;
  • Pressão alta (hipertensão): igual ou superior a 14/9;
  • Pressão baixa (hipotensão): igual ou inferior a 9/6.

Diferenças entre pressão alta e baixa

Pressão alta

No caso da crise hipertensiva, isto é, quando a pressão alta atinge níveis mais graves (em geral acima de 18 por 12), associado a sintomas de falta de ar, dor no peito ou dor de cabeça e tonturas, deve-se procurar o pronto-socorro para ser avaliado e medicado.

O tratamento da hipertensão inclui hábitos saudáveis de vida, como controle do peso e perda de peso nos obesos, diminuição do consumo de sal (3 colheres de chá rasas), exercício físico regular e diminuição da ingestão de álcool.

“Além disso, a maioria dos pacientes necessita de medicação diária para controle da pressão, e hoje dispomos de vários tipos de medicação que só podem ser prescritos pelo médico após avaliação em consulta”, aponta o cardiologista Luiz Bortolotto, da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

É importante lembrar também que a maioria dos medicamentos indicados para o controle da pressão podem ser recebidos gratuitamente na rede pública, mediante receita médica atualizada.

Pressão baixa

Já a pressão baixa, ou hipotensão, acontece quando há a diminuição do retorno do sangue ao coração e ocasiona uma redução de dois ou mais pontos na pressão arterial. Por exemplo, se ela sai de 12 por 8 para 10 por 8. Mas a pressão baixa é considerada quando está abaixo de 10 por 6.

Desidratação pode ocasionar a pressão baixa, assim como levantar rapidamente. Durante o calor excessivo, pode haver a vasodilatação e a pressão pode cair. No entanto, isto não é uma regra.

A primeira providência a se tomar é deitar a pessoa, inclinando ligeiramente as pernas para facilitar a ida do sangue até o cérebro. A hipotensão não costuma ser tratada com medicamentos. As recomendações para evitá-la são não se levantar bruscamente; quando se está deitado, sentar antes de ficar em pé; hidratar-se bem; não ficar longos períodos em jejum; fazer atividades aeróbicas, mas nunca logo após as refeições; evitar saunas e banhos muito quentes.