Minancora: para que serve a pomada e como usá-la

28 de janeiro de 2019

|

POR Mariana Amorim

Minancora é uma pomada antisséptica e cicatrizante que leva cloreto de benzalcônio, óxido de zinco e cânfora em sua composição.

Trata-se de uma marca criada pelo farmacêutico português Eduardo Augusto Gonçalves, que desenvolveu sua fórmula após sua chegada ao Brasil. A pomada passou a ser vendida em estabelecimentos do País a partir de 1915.

Embora o produto mais famoso seja a pequena embalagem de cor laranja, versão mais tradicional, a marca já tem em seu portfólio linhas específicas para cada tipo de cuidado, como com os pés e a pele do rosto.

Veja a seguir os possíveis usos de Minancora, benefícios e contraindicações.

Composição

Conforme explica a cosmetóloga e farmacêutica Joyce Rodrigues, minancora é composta por cânfora (0,050 g/g), óxido de zinco (0,200 g/g) e cloreto de benzalcônio (0,005 g/g).

Para que serve

A pomada Minancora tem fórmula anti-séptica que age na prevenção e no tratamento de diversas condições da pele, como acne, urticárias e frieiras. Além disso, também age diminuindo inflamações e potencializando a cicatrização.

Pode ser, ainda, coadjuvante no tratamento de ferimentos superficiais, como pequenos cortes e picadas de insetos. Atua também em combate ao ressecamento da pele.

Para espinhas

O óxido de zinco presente na pomada tem ação antisséptica, anti-inflamatória e secativa, sendo um dos principais componentes que faz desta pomada uma verdadeira aliada na hora de tratar acne.

Os componentes ainda ajudam a evitar a proliferação de micro-organismos na lesão.

Exatamente pelo sucesso com o público que procura tratamento para espinhas, a marca decidiu reformular a linha Action, específica para cravos e espinhas, e criou, em parceria com a Catarinense Pharma, a linha “Minancora Skincare”. São produtos com a composição original, mas em veículos diferentes, como sabonete em barra.

Para clarear a pele

A ação anti-inflamatória do óxido de zinco pode amenizar manchas na pele. No entanto, não é a pomada mais indicada para o tratamento e a correção de manchas na pele, sendo indicado buscar um dermatologista perante tal quadro.

Para cicatrizar

A pomada Minancora contrai os tecidos da pele, auxiliando a redução de possíveis secreções. Seu poder anti-inflamatório também ajuda a formar uma camada protetora no local, favorecendo cicatrização mais eficiente.

Como desodorante

Com cânfora, cloreto de benzalcônio e óxido de zinco, Minancora também pode diminuir a oleosidade da pele e atuar como desodorante para as axilas e também para os pés.

Para os pés

Os cuidados com os pés têm uma linha especial chamada “Minancora Alívio para os Pés”, que tem produtos para hidratar e combater fungos e bactérias, além de aliviar o cansaço na região.

Como usar

Minancora deve ser usada apenas na superfície da pele e nunca em áreas internas e mucosas.

O fabricante indica passar uma fina camada, apenas o suficiente para cobrir a região que será tratada, sobre a pele limpa e seca duas vezes ao dia (a cada 12 horas).

A pomada só deve ser usada em tratamento em curto prazo, por isso não exite em procurar um dermatologista para receber orientações adequadas sobre o acometimento que apresenta.

Efeitos colaterais

A bula de Minancora indica efeitos colaterais que podem surgir na região na qual o produto for aplicado, como ardor, vermelhidão, coceira, formação de pápulas e secreção de líquido.

Se qualquer um destes sintomas for percebido, o uso deverá ser interrompido e um médico dermatologista deverá ser consultado.

Contraindicação

A pomada é contraindicada para menores de 2 anos, bem como pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula de Minancora. Gestantes, lactantes e alérgicos também não devem usá-la.

O produto não deve ser utilizado em mucosas, tais como lábios e olhos, e em ferimentos profundos e abertos, pois poderão ocorrer irritações graves.

Ainda assim, a farmacêutica Joyce Rodrigues explica que a ocorrência de reações adversas após o uso de Minancora é considerada rara.

Preço de Minancora

O produto pode ser encontrado em drogarias e o preço varia entre R$ 8 e R$ 22, de acordo com o veículo desejado.

 

Fontes

Cosmetóloga e farmacêutica Joyce Rodrigues, da Mezzo Dermocosméticos.

Minancora. Disponível em: www.minancora.com.br