Ultrassom transvaginal: o que é, indicação e como é feito o exame

Atualizado em 27 de agosto de 2019

|

POR Laura Lopes

Ultrassom transvaginal é um exame que toda mulher deve fazer, visto que analisa útero, ovários, trompas e órgãos da pelve com o intuito de descartar ou confirmar a possibilidade de alterações nessas regiões, como miomas, endometriose e câncer.

O procedimento também é fundamental para gestantes, pois permite avaliações precisas sobre o estado de saúde da mulher e do bebê. A seguir. entenda mais sobre o exame.

Como é feito ultrassom transvaginal?

Em média, o exame é realizado em menos de 15 minutos, é indolor e não gera efeitos colaterais.

Preparo

Geralmente, não há preparo específico, porém é indicado que a paciente esteja com a bexiga vazia, ou seja, urine antes do procedimento. Em caso de suspeita de endometriose, pode ser necessário preparo intestinal.

Além disto, deve ser feito preferencialmente fora do período menstrual, sobretudo para melhor conforto da paciente, a não ser que haja urgência ou solicitação médica para avaliação nessa fase do ciclo.

Procedimento

Durante o ultrassom transvaginal, a mulher permanece deitada em uma maca, com as pernas entreabertas e o quadril elevado por um travesseiro.

Então, ela própria ou o médico introduz uma sonda, devidamente protegida por um preservativo lubrificado, no canal vaginal. O objeto, de diâmetro pequeno, é então manipulado pelo médico a fim de captar imagens de diferentes ângulos da pelve.

Depois do fim do exame, a sonda é retirada e a paciente recebe lenços para limpar a lubrificação excedente.

Indicações

Para mulheres sexualmente ativas

A ultrassonografia transvaginal é indicada como exame de rotina para mulheres que já tiveram relação sexual, principalmente aquelas com suspeita de endometriose, adenomiose, miomas, câncer pélvico, gravidez ectópica, etc.

Além disso, o exame serve para verificar a posição de dispositivos intrauterinos (DIU).

Para grávidas

O ultrassom transvaginal obstétrico é indicado no início da gravidez para avaliar a implantação e desenvolvimento do embrião, assim como estimar a semana de gestação e investigar alterações genéticas.

Contraindicações

Geralmente, o ultrassom transvaginal não é indicado para mulheres que não tiveram relação sexual antes ou que possuam alguma limitação – como vaginismo – ou desconforto pela introdução do transdutor vaginal. Nesses casos, pode ser requisitada a ultrassonografia pélvica, na qual o transdutor é colocado sobre o abdômen.

Resultados

Os resultados são avaliados por imagens ecográficas cuja interpretação é disponibilizada em um laudo feito pelo ultrassonografista que realizou o exame.

Oferece riscos?

Usualmente, não possui complicações ou riscos, pois só é realizado com autorização de um médico que já tenha avaliado a paciente e, portanto, reconhece que ela não tem lesões ou doenças que possam oferecer riscos durante o exame.

Preço

O ultrassom transvaginal custa entorno de R$ 800 e pode ser realizado em diversos laboratórios clínicos ou consultórios ginecológicos.

Fonte

Ginecologista e obstetra Luciana Longo, da Medicina Fetal do Grupo Fleury – CRM 71283