Sintomas de ovulação: conheça todos e tire suas dúvidas

14 de junho de 2018

|

POR Redação

O corpo da mulher apresenta alguns sintomas de ovulação e eles podem ser reconhecidos se você ficar atenta a algumas pequenas mudanças. Prestar atenção a estes sinais é muito importante para quem quer engravidar.

Desta forma, a mulher sabe quando a ovulação está ocorrendo e pode ter relações sexuais no momento certo para que assim tenha maiores chances de engravidar!

Como funciona a ovulação

Vale lembrar que a ovulação nada mais é do que o processo que ocorre uma vez a cada ciclo menstrual no qual um dos ovários é estimulado por meio de hormônios e então libera um óvulo. Quando o óvulo é liberado, ele deve ser fertilizado por um espermatozoide no máximo em até 12 a 24 horas. E se isso não ocorre, o óvulo se desfaz e após alguns dias a mulher menstrua.

Por isso, reconhecer quando a ovulação acontece é tão importante. Desta maneira, o casal pode planejar qual é o melhor momento para ter relações sexuais, já que os espermatozoides sobrevivem no máximo até cinco dias dentro do corpo da mulher.

Os sintomas são:

  • Mudanças na secreção vaginal
  • Aumento na temperatura basal
  • Mudanças no colo do útero
  • Dor abdominal de um lado da pélvis
  • Sangramento mínimo
  • Maior sensibilidade nos seios
  • Maior desejo sexual
  • Teste de ovulação positivo

Conheça um pouco mais sobre cada sintoma

Mudança na secreção vaginal

Quando a mulher está no seu período fértil uma mudança muito comum é o aumento da secreção vaginal. Essa secreção geralmente é parecida com clara de ovo. Então, se você notar uma secreção parecida com uma clara de ovo na região íntima ou perceber que essa secreção aumentou quando comparado aos outros dias, você provavelmente está no seu período fértil.

Mudança na temperatura

A mudança da temperatura também é um sinal de que você está no seu período fértil. Para a maioria das mulheres, a temperatura corporal basal, que é aquela medida imediatamente após a pessoa acordar, mantem-se a mesma ao longo dos dias.

Porém, quando o período fértil se aproxima a mulher pode ter uma leve queda seguido de um aumento na temperatura corporal basal. Quando a temperatura aumenta, isto significa que a ovulação acabou de ocorrer.

Para saber quando as mudanças na temperatura vão ocorrer, o recomendado é medir sua temperatura diariamente ao acordar. Desta forma você poderá acompanhar as mudanças na temperatura em seu corpo e saber quando há o aumento que indica a ovulação.

Mudanças no colo do útero

O colo do útero também passa por mudanças durante a ovulação. Durante a ovulação, o colo do útero fica mais macio, alto, aberto e molhado. Para a maioria das mulheres, levará algum tempo para poder diferenciar entre o que ela normalmente sente ao tocar o colo do útero e a como ele fica durante a ovulação.

Dor abdominal de um lado da pélvis

Outro sintoma de ovulação que a mulher pode ter é uma dor abdominal de um dos lados da pélvis. Este incomodo é semelhante a uma cólica e é um sinal de que a ovulação está acontecendo.

Confira os detalhes dos outros sintomas e como calcular a ovulação no Bebe Mamãe!