Exercícios aeróbicos fazem bem ao cérebro de mulheres mais velhas

Atualizado em 13 de agosto de 2019

|

POR Redação

De acordo com estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, os benefícios dos exercícios aeróbicos não estão restritos aos mais jovens. Segundo a pesquisa, esse tipo de atividade física pode impactar de modo positivo o hipocampo (área do cérebro responsável pela memória e aprendizado) de mulheres idosas, que tiveram sua atividade cerebral afetada pela idade.

O estudo

Por um período de seis meses, pesquisadores canadenses estudaram o impacto de diferentes tipos de exercícios em 86 mulheres com leves problemas de memória, todas entre 70 e 80 anos de idade.

As participantes foram divididas em grupos, que fizeram uma hora de exercícios, duas vezes por semana, durante seis meses.

Um deles realizou sessões de treinos aeróbicos, como caminhada, e o outro fez um treino de resistência, com agachamentos e levantamento de pesos leves, além de exercícios de equilíbrio e tonificação muscular.

Conclusão

Depois da experiência, os cientistas descobriram que o volume total do hipocampo entre as mulheres que fizeram treino aeróbico aumentou entre aquelas que praticaram exercícios de resistência, equilíbrio e tonificação muscular.

Os pesquisadores não perceberam diferença no tamanho do hipocampo entre aquelas que, apenas, praticaram exercícios de equilíbrio e tonificação muscular.

Embora os cientistas reconheçam que estudos mais profundos sejam necessários, eles enfatizam que o exercício aeróbico parece estar realmente associado com as habilidades cognitivas de mulheres mais velhas.