Você já teve a sensação de dentes doloridos ao comer algum alimento, beber alguma coisa ou até mesmo realizar a escovação? Isso pode ser sinal de sensibilidade nos dentes.
Essa condição é muito comum, de acordo com o especialista em implantodontia Felipe Araújo, da O’Don Dental Care, e pode ir e vir com o tempo. Por isso, saiba tudo sobre ela.
O que é a sensibilidade nos dentes?

kotoffei/Shutterstock
A sensibilidade dental é caracterizada pela sensação de dor nos dentes e ocorre por estímulos leves, sejam frios, gelados, quentes, ácidos ou doces.
Essa percepção pode ocorrer tanto por alimentos quanto por respirar ar frio.
Quais são suas possíveis causas?
A sensibilidade no dente pode acontecer por causa de alguns processos.
Exposição precoce das raízes
A exposição precoce das raízes, também chamada de retração gengival, pode causar sensibilidade, já que essa mucosa funciona como uma capa protetora da raiz do dente, que é mais sensível por não ter esmalte.
Cárie
Outro motivo que faz uma pessoa sentir sensibilidade nos dentes é a cárie, acúmulo do micro-organismo streptococcus mutans que resulta na perda da superfície dentária.
Bruxismo
O desgaste precoce do dente ocasionado pelo bruxismo também pode fazer o paciente sentir sensibilidade.
Diagnóstico
É importante consultar o dentista regularmente e informar se há sensibilidade ou algum incômodo nos dentes. A partir disso, o especialista deve examinar a boca, diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
Tratamento de sensibilidade nos dentes
A sensibilidade nos dentes pode ser tratada e curada. Para isso, é fundamental procurar o odontologista assim que detectar qualquer sinal do problema.
Se for uma sensibilidade por retração gengival, o tratamento consiste em aplicar produtos nas áreas expostas para minimizar ou acabar com a sensação incômoda, tais como:
- Flúor
- Resina adesiva (agente fixador)
Já se a sensação for ocasionada por um problema de canal ou cárie, obviamente é preciso resolver esse distúrbio primeiro por meio de tratamento de canal, remoção da cárie e/ou restauro do dente.
Além dos procedimentos em consultório, ainda são necessários alguns cuidados caseiros, como:
- Utilizar escova com cerdas macias e escovar sem força
- Usar creme dental contra a sensibilidade dentária
- Usar creme dental com flúor, para fortalecer o dente e reduzir a sensibilidade
No caso do bruxismo, é necessário usar placa protetora e adotar medidas para controlar estresse e ansiedade, que são os principais desencadeadores.
Prevenção
Existem alguns hábitos essenciais para evitar a sensibilidade nos dentes. Eles são:
- Manter uma boa higiene bucal
- Evitar alimentos ácidos
- Tomar cuidado com hábitos externos, como morder caneta ou algo do tipo
- Ir ao dentista de 6 em 6 meses
Fontes
Especialista em implantodontia Felipe Araújo, da O’Don Dental Care – CRO 38930