Remédios caseiros para dor de dente: aprenda 5 eficazes

Atualizado em 31 de outubro de 2019

|

POR Parceria com Sorrisologia

Ela pode surgir nas horas mais inconvenientes e causar um mal-estar daqueles. Como se concentrar em qualquer atividade quando a dor de dente parece atrapalhar até mesmo o funcionamento dos nossos sentidos?

Por sorte, mesmo nessas horas, é possível amenizá-la. E o melhor: antes mesmo de ir ao dentista. Alguns remédios caseiros para dor de dente podem aliviar o incômodo. Que tal entender como funcionam? Conversamos com o dentista Marcos de Borba que esclarece como aproveitar as propriedades dos aliados mais conhecidos.

Remédio caseiro para dor de dente

Cravo

Pode ser que o cravo-da-índia divida opiniões quando usado na composição de alguns pratos e doces, mas na hora de trazer um pouco de alívio para a dor, ele é capaz de agradar a todos os gostos. Isso acontece porque, além de uma especiaria, ele também é conhecido por suas propriedades medicinais.

“Há umas décadas atrás, os médicos tratavam as dores de dentes com cravinho, pois ele contém um agente entorpecente chamado eugenol. O eugenol é um anti-séptico, o que significa que ajuda a matar os germes causadores da infecção, e um anestésico, o que significa que ajuda a aliviar a dor causada pela infecção”, explica Marcos.

Como usar

Mantenha 2 ou 3 cravos na região do dente dolorido. Conforme os cravos começarem a amolecer, mastigue levemente para que o eugenol seja liberado para toda a boca.

Própolis

Outro item da lista de métodos para aliviar o incômodo nos dentes é o própolis. “Ele possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas que podem trazer um alívio rápido e satisfatório da dor”, conta o especialista. Segundo ele, uma técnica caseira bastante eficaz é fazer bochechos com o chá de macela e própolis.

Como usar

Para o chá, ferva 2 colheres de sopa de macela, acrescente 30 gotas de própolis e espere esfriar. Depois é só beber a mistura três vezes ao dia e fazer bochecho após as refeições.

Alho

Se o mau hálito é único pensamento que vem à cabeça ao imaginar a ação do alho na boca, provavelmente você não conheça esse alimento tão bem assim.

Mesmo com uma reputação complicada e sendo conhecido pelo seu forte odor, ele possui elementos antibióticos e medicinais que atuam diretamente contra bactérias. Agora, antes de tratá-lo como vilão, que tal dar mais uma chance? Na hora da dor, quanto mais aliados, melhor.

Como usar

O dentista explica que o ideal seria misturar o pó de alho com sal e aplicá-lo no dente dolorido. Segundo ele, o procedimento deve ser realizado todos os dias até que as dores diminuam, ou até o seu próximo encontro com um especialista.

Gelo

Ele é, talvez, o método mais comum e, ainda assim, um dos mais certeiros. Segundo Marcos, o gelo é o tratamento ideal recomendado quando a dor for causada por algum trauma no dente, justamente porque ele age como um anti-inflamatório.

“A temperatura fria cria uma sensação anestesiante, o que ajudará a diminuir a dor. Além disso, o frio causará uma constrição dos vasos, diminuindo a circulação de sangue na região”

Como usar

O método é simples, basta embrulhar um cubo de gelo em um pano limpo e aplicá-lo diretamente na região do dente dolorido, pelo lado de fora da boca. Deixe em contato por aproximadamente 20 minutos.

Água morna + sal

Essa combinação é outra para lá de eficaz, e o dentista explica por quê. “Uma das causas mais comuns da dor de dente é a infecção, e o sal funciona como agente para eliminá-la”, justifica.

Já para explicar o uso da água morna, Marcos conta que ela é responsável por drenar os fluidos e aliviar a pressão no local. Portanto, unindo esses dois componentes, aquela dor latejante está com as horas contadas.

Como usar

O segredo é fazer com que o líquido entre em contato com o dente dolorido. Para isso, realize o bochecho de hora em hora por 30 segundos e cuspa a solução.

Auxílio especializado é fundamental

Agora que você já sabe as principais técnicas, é importante reforçar que elas são apenas maneiras seguras para aliviar a dor, mas não de resolver o problema. Toda dor significa algo de errado com o corpo, por isso, é importante investigar o que fez com que ela surgisse.

Procure sempre um especialista para esclarecer as possíveis causas do problema e, assim, definir o tratamento adequado.

Fonte

Ortodontista Marcos de Borba, graduado pela FO. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFRGS). Mestre e Especialista em Ortodontia. Sócio Proprietário da Clínica Marcos de Borba. CRO 12129/RS