Implante dentário: indicações, como é a cirurgia e quanto custa

Implante dentário é um procedimento odontológico destinado a pessoas que apresentam falta de um ou mais dentes. Diferente das pontes e dentaduras, nele a prótese é colocada na arcada dentária por meio de um pino metálico, que age como uma raiz de fixação, de modo a oferecer mais resistência, naturalidade e conforto.

Embora seja um procedimento seguro, nem todas as pessoas estão habilitadas a colocar implantes dentários, sendo recomendado conversar com o dentista responsável sobre os prós e contras do tratamento.

Indicações

O implante é indicado em casos de perda do elemento dental que cursa com prejuízo estético ou funcional, como a decorrente de doença periodontal, traumatismo ou necessidade ortodôntica.

Podem ser implantadas próteses únicas, múltiplas ou em toda a arcada dentária.

Tipos de implantes dentários

Há implantes dentários com modelos universais ou personalizados – cilíndricos, cônicos ou agulhados – cujos materiais de fabricação costumam ser titânio, zircônio, resina acrílica ou porcelana.

Além disso, há os seguintes tipos:

Removível

É semelhante a uma prótese removível convencional, visto que pode ser facilmente removido para reparo ou limpeza diária. É montado em uma estrutura de metal conectada ao pino do implante e se encaixa firmemente no lugar.

Fixo

Nesse tipo, um dente artificial é permanentemente parafusado ou cimentado no pino do implante, não sendo possível removê-lo.

Contraindicações

Graças aos materiais de alta tecnologia, hoje quase não há contraindicações para a colocação de implantes dentários. Todavia, pessoas com doenças sistêmicas ou autoimunes – como diabetes, anemia, cardiopatia e lúpus –, bem como locais – como doença periodontal não tratada –, necessitam de autorização médica para o procedimento.

Gestantes devem esperar até o fim da gestação para realizar o procedimento. Já para os idosos o tratamento não têm nenhuma contraindicação.

Riscos

Como qualquer cirurgia, a de implante dentário apresenta riscos à saúde, porém acontecem raramente e geralmente são tratados com facilidade. Eles são:

  • Infecção no local do implante;
  • Lesões ou danos nas estruturas circundantes, como em outros dentes ou vasos sanguíneos;
  • Parestesia, que pode causar dor, dormência ou formigamento na boca;
  • Sinusite, que ocorre em casos de implantes dentários na maxila que se projetam para uma das cavidades sinusais.

Como o implante dentário é colocado

 

Ilustração 3d de implante dentário sendo colocado.

Pogarskyi Anton/Shutterstock

Pré-operatório

Inicialmente, o paciente é avaliado pelo cirurgião, que pode pedir exames como tomografia computadorizada, radiografia panorâmica e hemograma. Todos eles serão usados para planejar o procedimento.

Dependendo do estado da arcada dentária, poderão ser requisitados outros testes para verificar a necessidade de enxerto antes da fixação do pino metálico.

Ainda podem ser prescritos medicamentos para prevenção de  complicações, tais como anti-inflamatórios.

Após o paciente receber anestesia local, é feita uma incisão na gengiva que recobre o lugar que o implante será colocado. Então, usa-se um motor para perfurar o osso precisamente. Por fim, o pino metálico é inserido e o local é suturado.

É necessário esperar de três a cinco meses para que o pino se integre ao osso, garantindo firmeza e fixação. Nessa fase, chamada de ossointegração, pode ser colocado um dente provisório.

Após o período de espera, o paciente volta ao dentista para a inserção do dente definitivo.

Pós-operatório

É indicado que o paciente repouse por um dia, tome medicações analgésicas e mantenha dieta líquida pelo período estipulado pelo médico.

Também é fundamental manter a higiene bucal para evitar complicações e peri-implantite, que é a inflamação ao redor do implante.

Resultados esperados

 

Antes e depois de implante dentário.

GaroManjikian/Shutterstock

Após o implante dentário, espera-se restabelecimento da função mastigatória e melhoria da estética da boca.

Quanto custa?

O preço do implante dentário varia de acordo com a técnica e o material usados. Em média, o valor vai de R$ 800 a R$ 3 mil, mas é possível passar pelo procedimento gratuitamente em universidades de odontologia.

 

Fontes

Cirurgião dentista Rusemberg de Oliveira Souza, da Clínica Penchel – CRO 30763

Cirurgião dentista Leandro Lukacsak, fundador da Oralfix e especializado em reabilitação oral e estética – CRO 7885

Dentista Marcos Moura, da Odontologia Estética e membro da ABHA halitose e boca seca – CRO 1210