Salgado da saciedade: a alternativa para a hora da fome

26 de outubro de 2018

|

POR

O salgado da saciedade é um grande aliado na hora da fome para quem quer comer algo com “cara de fritura”, mas sem sair da dieta. O alimento pode até substituir o prato principal de uma refeição.

As fibras presentes em alguns dos ingredientes da receita retardam o processo digestivo, prolongam a sensação de saciedade e, assim, favorecem o emagrecimento.

A seguir, aprenda como fazer o salgado da saciedade:

Benefícios dos principais ingredientes

O inhame fornece energia e favorece o ganho de massa muscular, além de controlar a pressão alta e o colesterol ruim.

A biomassa de banana verde, que nada mais é que a polpa da banana verde cozida, possui um tipo de amido que ajuda a manter a mucosa intestinal em boas condições, promovendo a boa absorção dos nutrientes e barrando a entrada de substâncias ruins. O consumo desta substância também auxilia na prevenção e tratamento de problemas intestinais, como diarreia e prisão de ventre, além de prevenir doenças graves, como o câncer de intestino.

A aveia ajuda no controle glicêmico devido às suas quantidades significativas de fibras, de modo a promover o retardo da digestão e da absorção dos carboidratos ingeridos.

A quinoa também é muito rica em fibras, sendo uma boa fonte de carboidratos para o cardápio. Também livre de glúten, possui grandes quantidades de vitaminas do complexo B e ferro.

Já o amaranto é fonte de cálcio, tanto quanto o leite de vaca, sendo um belo substituto para intolerantes à lactose.

A linhaça também possui vitaminas do complexo B, que ajudam no fornecimento de energia para o corpo, auxiliam na manutenção da saúde cognitiva e deixam a pele e os cabelos mais saudáveis.

Receita de salgado da saciedade

Aprenda a receita de salgado da saciedade indicada no livro Dieta dos Casais, da nutricionista Patrícia Davidson, que rende 17 unidades:

Ingredientes

  • 1 litro de água temperada (limão, sal, louro e orégano)
  • 1 kg de peito de frango inteiro ou em filés
  • ½ inhame grande ou 1 pequeno, descascado, picado e cozido
  • 1 xícara de chá de biomassa de banana verde
  • 2 colheres de sopa cheias de farinha de quinoa, farela de aveia, amaranto em flocos ou farinha de linhaça dourada
  • Temperos à vontade, como gersal, mostarda em pó ou lemon pepper
  • 1 gema para pincelar

Modo de preparo

Cozinhe o frango na água temperada. Depois, bata uma parte dele em um processador ou liquidificador. Em seguida, adicione o inhame cozido e a biomassa e bata até adquirir a consistência de uma pasta – caso sinta que está muito dura, coloque um pouco mais de água do cozimento.

Adicione os temperos e misture com as mãos. Experimente a massa, e se necessário, tempere mais. Molhe as mãos com água para não grudar e molde os salgados em formato de croquete ou bolinhas. Por fim, pincele com a gema e leve ao forno em temperatura alta até dourar. Está pronto o salgado da saciedade.