Requeijão de tofu: aprenda receita fácil e cheia de benefícios

23 de novembro de 2018

|

POR Gabriele Amorim

Intolerância à lactose ou síndrome do intestino irritável não são mais justificativas para deixar de consumir receitas deliciosas e comuns. Atualmente, existem diversas opções práticas para quem sofre com esses problemas e quer evitar aquele chato desconforto abdominal. A seguir, aprenda mais uma receita surpreendente, o requeijão de tofu:

Benefícios do tofu

Tofu um alimento que oferece diversos benefícios para a saúde. Dentre eles, é possível destacar a função de auxiliar a coagulação sanguínea, evitando doenças como infarto e AVC.

Ele ainda é aliado da redução do colesterol ruim e produção do colesterol bom, além de ajudar na boa manutenção da pressão arterial.

O tofu também combate os radicais livres que degeneram as células e promovem o envelhecimento precoce.

Ele ainda pode ser destacado como uma importante fonte de proteína: 100 gramas oferecem de 10% a 14%, enquanto 100 gramas de carne podem conter 15% a 20%. Portanto, é uma boa alternativa como proteína de origem vegetal.

Por esses motivos, o requeijão de tofu é uma ótima opção, principalmente, para quem não consome proteína de origem animal ou lactose, por exemplo, servindo como alternativa para o café da manhã ou até mesmo acompanhamento de pratos.

Prefira versões orgânicas

O ideal é consumir o tofu de origem orgânica. Como é um derivado da soja, é preciso prestar bastante atenção nesse detalhe, considerando que, na maioria dos casos, o grão de soja que é utilizado como base para esse alimento pode contar com alterações genéticas e alta concentração de agrotóxicos.

Portanto, o tofu de boa procedência, se consumido corretamente e com regularidade, é um grande aliado de uma vida saudável e uma alimentação mais consciente.

Requeijão de tofu

Confira a receita divulgada pela culinarista Nina Meneghini:

Ingredientes

  • 150g de tofu orgânico
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • 4 colheres de sopa de água
  • Sal e noz-moscada a gosto
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 colher de sopa de nutritional yeast (opcional)

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer até obter um creme homogêneo com textura de requeijão. Se necessário, acerte os temperos conforme o sabor. E pronto, sua receita de requeijão de tofu está pronta. Consuma em até 4 dias.