Receitas com beterraba para te dar energia no pré-treino

Atualizado em 04 de janeiro de 2019

|

POR Redação

Todo mundo que pratica exercícios sabe que é muito importante se alimentar bem antes de sair de casa para treinar. Só que uma dificuldade muito comum é diversificar as comidinhas do pré-treino. Então, que tal receitas com beterraba para dar a energia que você precisa?

“Carboidratos de boa qualidade, como tapioca, cereais integrais e tubérculos, são importantes para quem pratica exercícios, e também para quem ficou algum tempo sem treinar e está voltando aos poucos”, afirma a nutricionista da Natue, Carolina Arbache.

O intervalo na rotina de treinos, aliás, é muito comum no final de ano. Quando as atividades voltam ao normal após o período de festas, o estoque de vitaminas e minerais no nosso corpo muito provavelmente começa o ano com alguns prejuízos.

Por isso, na visão da especialista, é interessante “apostar em frutas ricas em vitamina C, como a laranja, em vegetais verde-escuros, como o agrião, e em sementes e oleaginosas, como a castanha-do-pará e a semente de girassol para repor os nutrientes perdidos”.

Como receitas com beterraba podem ajudar?

E é aí que a beterraba entra. “Os sucos preparados com ela são fonte natural de óxido nítrico, que é uma substância vasodilatadora”, conta a nutricionista. Eles ajudam a aumentar o rendimento nos exercícios, já que auxiliam no aumento de chegada de oxigênio e nutrientes para os músculos.

“A beterraba pode ser com combinada com vários outros ingredientes, mas com laranja, além de ficar uma delícia, é ainda mais interessante por ser rica em vitamina C, que ajuda no combate aos radicais livres”.

Caroline sugere, ainda, que o suco seja ingerido até duas horas antes da corrida para que sejam aproveitados todos os seus benefícios.

A cafeína também pode ser uma grande aliada – principalmente contra a preguiça. “Ela dá mais pique e também ajuda a aumentar o desempenho”, garante.

Da mesma forma, suplementos à base de cafeína, guaraná, chá verde ou chá mate podem ser uma boa pedida. “Apenas controle a quantidade. Não comece tomando altas doses.”

3 receitas de sucos com beterraba

Suco de beterraba com laranja

Ingredientes

  • 200 ml de suco de laranja;
  • 1 beterraba pequena crua, e se estiver com o talo e as folhas, melhor ainda.

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador e tomar logo em seguida.

Suco rosa

Ingredientes

  • 1 beterraba pequena cruaz
  • ½ pote de iogurte natural desnatadoz
  • Suco de uma laranja;
  • Água para bater;

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador até ficar cremoso.

Dica importante

“Este suco é interessante para o pós-treino, pois além da laranja, que tem vitamina C (antioxidante), e da beterraba (fonte de óxido nítrico – que não deve ser consumido apenas antes do treino, mas sempre), ele ainda possui a proteína que vem do iogurte”, comenta Caroline.

Suco rosa 2

Ingredientes

  • ½ beterraba crua;
  • 4 morangos;
  • Suco de uma laranja;
  • 150 ml de água gelada;

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador e tomar logo em seguida.