Receita com goji berry: aproveite o melhor da frutinha vermelha

31 de outubro de 2017

|

POR Lucas Coelho

A goji berry é uma pequena fruta vermelha, de coloração forte e intensa que, em seu estado natural, lembra um tomate uva. Mas não se engane: é algo totalmente diferente. Geralmente encontrada na sua forma desidratada, a goji berry tem diversas propriedades saudáveis que podemos aproveitar ao incluí-la na dieta.

Vinda das altas montanhas do Himalaia no Tibet, região sudoeste da China, a goji berry é consumida há diversas gerações por povos orientais e tem aparecido mais e mais na alimentação do Ocidente. “No Brasil, por exemplo, ela é consumida em determinadas situações relacionadas à estética e à saúde”, afirma o chefe de cozinha João Taves.

Cultivada majoritariamente em território chinês, os frutos da planta chamada Lycium barbarum são vendidos de maneira geral em bagas secas, após serem desidratados ao sol.

Benefícios da goji berry

Rica em vários nutrientes, aminoácidos e vitaminas, a goji berry também ajuda em diversos outros aspectos do corpo, como controle do colesterol e da pressão sanguínea. “Ela também é útil contra disfunções nos rins, para melhorar o sistema imunológico e, especificamente para as mulheres, auxilia na regulação de desconfortos menstruais”, lembra Taves.

Não é mais segredo algum o que essas frutinhas podem fazer, e elas são fáceis de encontrar por aí. A maioria das cozinhas ao redor mundo incluem a goji berry em receitas de sucos, vitaminas batidas, saladas e caldos — sempre com o intuito de melhorar a saúde e controlar o peso.

O chef João Taves nos dá, ainda, uma receita para preparar uma geleia de goji berry com chia e pimenta dedo de moça. “Além de comer com pães, bolachas e torradas, é boa também para acompanhar carnes vermelhas e cupcakes”, sugere o cozinheiro.

Então, anote aí:

Receita com goji berry:

Geleia de goji berry com chia e pimenta dedo de moça

Ingredientes

  • 1 xícara de goji berry
  • 1 xícara de amora ou frutas vermelhas
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 5 maçãs fuji
  • 1 pimenta dedo de moça
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 2 xícaras de água
  • 1 limão tahiti

Modo de preparo

  1. Mergulhe a goji berry em uma tigela com água e deixe de molho;
  2. Leve uma panela ao fogo e acrescente a amora ou as frutas vermelhas, as cinco maçãs fuji sem caroço com a casca, as duas xícaras de água, as três colheres de açúcar e o suco do limão tahiti;
  3. Deixe cozinhar até a água reduzir e a maçã estiver em um ponto mole;
  4. Acrescente a pimenta dedo de moça sem caroço cortada em pedaços grandes, a goji berry hidratada e a chia;
  5. Quando os ingredientes se unirem em uma espécie de substância vermelha gelatinosa, desligue o fogo e amasse com um mixer de mão ou com o auxílio de um garfo;
  6. Passe o conteúdo para uma tigela ou travessa e deixe esfriar.

Não se esqueça de manter a geleia na geladeira por no máximo quatro dias.