Quibe de quinoa: conheça seus benefícios e como preparar

23 de outubro de 2018

|

POR

Devido à combinação de ingredientes, o quibe de quinoa é uma ótima opção de receita para pós-treino. Além disso, as fibras presentes neste cereal prolongam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome e favorecendo, assim, o processo de emagrecimento.

A quinoa é um grão que possui todos os aminoácidos, minerais e vitaminas essenciais que o corpo precisa para funcionar corretamente. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo uma ótima fonte de carboidratos para o cardápio.

Além disso, é livre de glúten, possui grandes quantidades de vitaminas do complexo B e tanto ferro quanto o feijão.

A seguir, aprenda como fazer quibe de quinoa:

Benefícios da quinoa

As quantidades de ômega-3 e 6 da quinoa são capazes de auxiliar na prevenção contra diversos tipos de câncer, como o de próstata, e ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle da pressão arterial. Esses mesmos compostos são responsáveis pelo auxílio na luta contra o colesterol alto, o que também reduz a probabilidade de uma série de doenças cardiovasculares.

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento dos músculos, principalmente para quem pratica atividades físicas.

Já suas altas quantidades de cálcio auxiliam a saúde dos ossos e a prevenção de doenças, como a osteoporose.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios.

Este alimento também é rico em zinco, nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

Receita de quibe de quinoa

A seguir, veja como fazer quibe de quinoa, indicado pela nutricionista Patricia Davidson Haiat no livro Dieta dos Casais:

Ingredientes

  • 500g de patinho moído
  • 1 xícara de chá de quinoa em grãos
  • 2 xícaras de chá de água
  • 1 cebola grande, cortada em cubos
  • 1 xícara de chá de manjericão
  • 1 xícara de chá de hortelã
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Ferva a água. Adicione a quinoa em grãos e cozinhe por 10 a 12 minutos em fogo baixo. Coe, deixe esfriar e crescer. Acrescente a carne, tempere a gosto e misture bem. Adicione o manjericão, a hortelã e a cebola. Leve ao forno por 30 a 45 minutos.