Maionese de abacate: receita sem carboidrato é bem fácil de fazer

01 de agosto de 2018 ● POR Ligia Loterio Marques

A maionese cultiva má reputação por ser rica em calorias que não são boas para a saúde. No entanto, engana-se quem acha que não há uma alternativa saudável: é possível fazer maionese de abacate com ingredientes integrais, magros e nutritivos. Aprenda:

Benefícios da maionese de abacate

A boa e velha maionese costuma se fruto da mistura de três ingredientes: gema de ovo, azeite de oliva e vinagre ou suco de limão. Contudo, as versões industrializadas também contêm óleos vegetais que aumentam o risco de doenças cardiovasculares e inflamações no organismo.

Trocá-las pela maionese de abacate fit oferece inúmeros benefícios para a saúde, já que esta versão é rica em gorduras monoinsaturadas, as quais podem aumentar os níveis de colesterol bom e reduzir o ruim, o que é excelente para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Outra propriedade do abacate é a presença de antioxidantes e vitaminas E e A, o que o torna ótimo para melhorar a imunidade.

O alimento ainda prolonga a sensação de saciedade, de modo a facilitar a dieta, e é ótimo para repor energia após treinos.

Além de ser ótima para o organismo, a maionese de abacate low carb é gostosa e prática: pode ser usada em saladas, torradas, tapiocas, peixes, pães e patês.

Receita de maionese de abacate

 

A seguir, veja como fazer maionese de abacate — em uma versão indicada pela nutricionista Patricia Davidson Haiat:

Ingredientes

  • 1 abacate médio e maduro
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 dente de alho descascado
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher de sobremesa de azeite
  • Pimenta-do-reino à vontade
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Depois, é só servir ou conservar em um pote de vidro com tampa na geladeira.