Como fazer chips saudáveis de legumes e verduras

25 de julho de 2017

|

POR Redação

Uma alimentação balanceada é aliada da saúde, da boa forma e da performance. Mas na hora de levar algo para o lanche da tarde ou mesmo saber o que servir para acompanhar uma cerveja gelada como aperitivo, às vezes falta criatividade (ou opções) e ficamos presos aos de sempre – batata frita, salgadinhos industrializados e outros snacks nada saudáveis que atrapalham a dieta e a boa forma.

Então, que tal aprender a fazer chips saudáveis com legumes e verduras assados no forno? Opções deliciosas e práticas para ter sempre à mão na hora da fome da tarde, da noite, ou para beliscar num happy hour mais light e não ganhar quilinhos a mais na balança.

Os chips saudáveis são assados no forno e podem ser feitos com diversos tipos de legumes e verduras. Cenoura, beterraba, inhame, berinjela, abobrinha, batata-doce, rabanete, abóbora, e até com couve-manteiga, entre outras opções, são alternativas ​​às delícias fritas ou industrializadas que fazem mal à saúde e atrapalham a perda de peso.

Uma boa ideia para quem sente muita fome nos intervalos das refeições ou à noite é preparar um mix de chips saudáveis: 1 berinjela, 1 batata-doce e 1 abobrinha fatiadas em rodelas finas, por exemplo. Você terá uma porção bem grande para mastigar e saciar a fome, com apenas 191 calorias, considerando o azeite usado. O preparo dos chips de abobrinha e berinjela dispensa o uso de azeite, mas é essencial passar uma fina camada se você preferir os chips de batata-doce, mandioquinha, inhame ou beterraba.

Como fazer chips saudáveis

Ingredientes

  • 2 unidades médias do legume que preferir (cenoura, beterraba, inhame, berinjela, abobrinha, batata-doce, rabanete, abóbora, mandioquinha) cortados em fatias finas (1mm mais ou menos)
  • Azeite a gosto
  • Gengibre ralado a gosto ou alecrim
  • Sal a gosto
  • Pimenta (a que você preferir)

Modo de Preparo

Aqueça o forno a 180ºC durante 15 minutos. Fatie em rodelas de 1mm mais ou menos.

Misture o azeite com o sal e passe uma fina camada em todos os chips. Coloque os chips saudáveis em uma assadeira levemente untada ou com papel manteiga, polvilhe a pimenta que preferir, o gengibre ralado ou o alecrim a gosto.

Asse-os por 20 a 30 minutos mais ou menos (depende do forno) de cada lado. Como cada forno tem uma potência diferente, vale dar uma olhada de pouco em pouco tempo para ver se já estão bons. Retire do forno quando estiverem dourados em volta e crocantes.

Se não for comer imediatamente, espere esfriar e guarde em uma vasilha bem fechada para manter a crocância.

Dicas extras: no caso da batata-doce e da berinjela, experimente deixá-la de molho antes de colocar no forno. Seque bem com um papel toalha antes de assar. A batata-doce fica mais crocante e a berinjela menos amarga.

Fontes: Carol Guimarães, nutricionista da Clínica Integra (Vinhedo-SP) e Alessandra Luglio, nutricionista da clínica P4B Health (SP)