Como fazer shitake? Aprenda 3 formas de preparo fáceis

Atualizado em 18 de setembro de 2019

|

Shitake é um fungo comestível que, além de apresentar vários benefícios para a saúde – como melhora da imunidade, controle do colesterol e combate ao envelhecimento precoce –, é saboroso e combina com diversos outros alimentos. Aprenda como fazer shitake de várias maneiras:

3 maneiras de fazer shitake

Existem duas opções de shitake, o seco – que tem maior durabilidade e pode ser hidratado quando consumido – e o natural – encontrado em supermercados e feiras. Antes de qualquer receita, o cogumelo deve ser preparado da seguinte maneira:

  • Lave bem os cogumelos
  • Remova todos os pontos mais duros do caule
  • Seque os cogumelos em toalhas de papel
  • Corte os cogumelos da maneira que preferir ou deixe-os inteiros

O alimento pode ser feito refogado com sal ou shoyu. Também pode ser adicionado em risotos ou misturado com saladas. Além disso, serve como ótimo acompanhamento de sopas e refeições em geral.

Refogado

É possível refogar o shitake em tiras com azeite ou manteiga em uma frigideira por 5 a 10 minutos. Nos minutos finais, vale acrescentar sal ou shoyu.

Assado

O cogumelo fatiado ou inteiro pode ser assado por 15 minutos em forno em temperatura média e, depois, regado com azeite.

Acompanhamento

Outro modo de fazer shitake é aproveitando-o em diversas receitas, como recheios ou molhos, além usando-o como acompanhamento para sopas e saladas.