Bolinho de grão-de-bico: aprenda receita deliciosa e nutritiva

26 de outubro de 2018

|

POR

O grão-de-bico, além de muito gostoso, é um alimento extremamente nutritivo e versátil, possibilitando diversas receitas. Exemplo disso é o bolinho de grão-de-bico, salgado que pode ser servido como prato principal daquele jantar cujo preparo pede facilidade e rapidez!

Esse grão oferece uma grande quantidade de proteínas e ainda é fonte de vitamina B, ferro, cálcio, magnésio e muitos outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Ele também é utilizado como fonte de energia devido à sua alta concentração de amido. Para completar, o grão-de-bico possui baixas quantidades de colesterol ruim.

A seguir, aprenda como fazer o bolinho de grão-de-bico:

Benefícios do grão-de-bico

O grão-debico ajuda no funcionamento do intestino, devido à grande quantidade de celulose na casca, a qual absorve água e, com isso, dá volume ao bolo fecal e estimula os movimentos intestinais.

Esse alimento também auxilia nas dietas de emagrecimento, pois suas importantes quantidades de proteínas e fibras prolongam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos. Essas substâncias também ajudam a controlar os níveis de glicemia, já que tornam a digestão mais lenta.

O grão-de-bico ainda é um aliado para a saúde dos ossos. Cálcio, fósforo e vitamina K presentes em sua composição auxiliam na estrutura óssea, deixando-a mais forte e, assim, evitando doenças, contusões e fraturas.

Além disso, o grão-de-bico possui uma quantidade considerável de um aminoácido chamado triptofano, que produz a serotonina – neurotransmissor responsável por proporcionar as sensações de autoconfiança, satisfação e bem-estar.

Receita de bolinho de grão-de-bico

A seguir, veja como preparar o bolinho de grão-de-bico, indicado pela nutricionista Patricia Davidson Haiat no livro Dieta dos Casais:

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de grão-de-bico cozido (ou a mesma medida de lentinha cozida)
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
  • 150 ml de água
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres de sopa de farinha de quinoa
  • Farinha de mandioca para empanar
  • Cheiro-verde e sal marinho a gosto
  • 1 pitada de cominho
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo

Coloque a farinha de linhaça em uma tigela, adicione a água e deixe descansar até formar um gel. Reserve.

Em seguida, bata o grão-de-bico, a cebola e o alho no liquidificador ou processador de alimentos. Caso a mistura fique muito dura, adicione um pouco de água. Então, adicione os temperos, a farinha de quinoa e o gel que estava descansando.

Misture até ficar homogêneo. Por fim, faça bolinhas, empane e leve ao forno preaquecido a 200° por 20 minutos. Seu bolinho de grão-de-bico está pronto!