Sofomania: transtorno faz pessoa achar que sempre está certa

18 de fevereiro de 2019

|

POR Bruno Botelho dos Santos

Muitas pessoas não têm o conhecimento necessário para dar uma opinião adequada sobre um fato e, ainda assim, comentam e não aceitam que ninguém se oponha a elas. Além de inconveniente, este comportamento pode ser sinal de sofomania. Entenda:

O que é sofomania?

“Sofomania é um hábito no qual uma pessoa estúpida se considera extremamente inteligente”, explica a psicóloga Cristiane M. Maluf Martin, da Crisma: Serviços médicos e psicológicos.

A palavra “estúpido” pode ter muitos significados, mas neste caso é mais apropriado tomá-la como sinônimo de “ignorante”, ou seja, alguém que não possui conhecimento sobre determinado fato e, mesmo assim, o comenta ou o julga de maneira soberba e irrevogável.

Segundo a psicóloga Cristiane, o problema pode ser considerado um distúrbio mental, visto que é uma mania – período distinto de humor anormal e elevado, expansivo ou irritável –, a qual a própria pessoa não se dá conta do quanto está sendo inconveniente.

Tem tratamento?

O mais indicado é que a pessoa com sofomania seja orientada a procurar um psicólogo para iniciar um tratamento psicoterapêutico. “Ele promove o autoconhecimento e a consciência do quanto tal comportamento repele pessoas”, explica a especialista.

Além disso, a psicoterapia pode desvendar as causas por trás do hábito inadequado, como a tentativa de esconder uma fragilidade pela suposta autoconfiança.

Em casos extremos, onde o surto de mania é frequente, é necessário acompanhamento psiquiátrico com associação de medicação.

Fontes

Psicóloga/Psicanalista Cristiane M. Maluf Martin, da Crisma: Serviços médicos e psicológicos – CRP 48654/9