Truque simples reduz ansiedade em apenas 12 minutos, descobre estudo

04 de abril de 2019

|

POR Gabriele Amorim

Pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, descobriram um truque simples que é capaz de melhorar o humor rapidamente.

O método visa ter pensamentos positivos em relação a outras pessoas, até mesmo desconhecidas, enquanto caminha por 12 minutos. Entenda:

Truque para reduzir ansiedade

Publicado no Journal of Happiness Studies, o estudo recrutou 496 participantes que foram divididos em quatro grupos, sendo que cada um foi instruído a ter determinado tipo de pensamento em relação a outras pessoas enquanto caminhava por 12 minutos pelos corredores de uma universidade.

Grupo 1: desejar genuinamente que uma pessoa seja feliz, apenas por meio do pensamento, sem contato direto com o indivíduo em questão.

Grupo 2: pensar em conexões com outra pessoa, como estudos, medos e esperanças que possam compartilhar, até mesmo restaurantes que frequentam em comum.

Grupo 3: pensar em maneiras de serem melhores do que as pessoas que avistam.

Grupo 4: focar em detalhes externos de outras pessoas, sem julgamentos, como roupas, maquiagem e objetos que são carregados.

Depois, cada grupo teve de completar uma pesquisa que media seu estado emocional, avaliando sentimentos como ansiedade, felicidade e empatia.

Resultados

Os participantes do grupo 1, que desejaram que outras pessoas fossem felizes, relataram sentir menos ansiedade e maior felicidade, empatia, satisfação e zelo.

“Caminhar e oferecer carinho aos outros reduz ansiedade e aumenta a felicidade, além do sentimento de conexão social”, confirmou o psicólogo Douglas Gentile, um dos autores do estudo, em entrevista ao Science Alert.

Embora sejam necessários novos estudos para confirmar os resultados, esta é uma estratégia simples, que não demanda muito tempo, e pode ser incorporada facilmente às atividades diárias.