Estudo aponta que feridas diurnas são curadas 60% mais rápido

Atualizado em 17 de agosto de 2018

|

POR Pedro Cunacia

É comum durante o dia, principalmente para quem pratica esportes, o aparecimento de algum machucado no joelho, ou um ralado no cotovelo ou qualquer outro lugar do corpo.

Entretanto, você sabia que feridas que acontecem durante o dia podem ter cicatrização 60% mais rápida do que machucados noturnos? Estranho? Pois é, foi a constatação de pesquisadores do Reino Unido.

Feridas diurnas

Segundo um estudo liderado por cientistas do Laboratório de Biologia Molecular do Conselho de Pesquisa Médica (MRC) em Cambridge, no Reino Unido, as células da pele realizam um processo de reparo dos cortes e queimaduras de uma forma mais eficaz durante o dia.

Na experiência feita pelos pesquisadores e publicada na Science Translational Medicine, o objetivo foi mostrar como os mecanismos do corpo regulam a cicatrização das feridas nas duas partes do dia.

No teste feito, os cientistas analisaram o registro de 118 pacientes com queimaduras, utilizando um banco de dados das principais unidades de saúde da Inglaterra e do País de Gales.

O grupo que teve ferimentos entre 20h e 8h, no período noturno, teve 95% delas curadas em 28 dias. Já os pacientes que se machucaram durante o dia, entre 8h e 20h, precisaram de apenas 17 dias para apresentarem o mesmo resultado de cura.

Ou seja, as queimaduras da noite tiveram um tempo de cicatrização 60% maior do que as que aconteceram no período diurno.

Segundo os estudiosos, nas feridas sofridas de dia havia mais colágeno, principal proteína estrutural na pele e que é benéfica no processo de cicatrização.

Os pesquisadores acreditam que a diferença nos tempos de cicatrização também possa ser explicada pelo fato de as células serem mais ativas durante o dia. Assim haveria um aumento da ação das proteínas envolvidas no reparo celular, especialmente a actina.

De acordo com os próprios pesquisadores britânicos, novos estudos são necessários para entender as diferentes dinâmicas de  cicatrização antes que o conhecimento possa ser aplicado.