Erisipela: o que é a doença de pele que hospitalizou prefeito Bruno Covas?

Atualizado em 24 de outubro de 2019

|

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, foi internado na quarta-feira (23) no hospital Sírio-Libanês devido a um quadro de erisipela, doença de pele provocada por bactérias. De acordo com boletim do centro médico paulistano, o político é tratado com medicação intravenosa antibiótica e anti-inflamatória.

Bruno buscou atendimento médico pela primeira vez no sábado (19), quando foi avaliado e recebeu prescrição de remédio antibiótico. Contudo, a falta de resposta ao tratamento fez com que fosse internado.

A seguir, entenda o que é a erisipela e quais são suas causas.

O que é erisipela, doença que afetou Bruno Covas?

Erisipela é uma infecção de pele causada pela bactéria Estreptococo beta-hemolítico. Ela habita a pele naturalmente e de maneira inofensiva, mas se torna prejudicial quando invade o organismo, o que geralmente ocorre por meio de feridas – desde picadas de inseto até úlceras –que servem de porta de entrada. A doença também pode ser adquirida por contato direto com pessoas infectadas.

O processo infeccioso acomete tanto a derme quanto os tecidos mais profundos, inclusive os vasos linfáticos, gerando bolhas ou manchas vermelhas, doloridas e quentes. Além disso, pode haver sintomas sistêmicos, como febre, calafrios, fadiga e mal-estar.

Apesar de poder afetar qualquer parte do corpo, a erisipela é mais frequente na perna e principalmente em idosos e pessoas com disfunções da circulação sanguínea.

Como é tratada?

Se não tratada, a doença pode evoluir para infecção generalizada e necrose da pele. Por isso, é importante iniciar o tratamento o quanto antes.

Em geral, os cuidados envolvem uso de antibióticos e anti-inflamatórios para controle da infecção, além medidas gerais, como repouso e higiene do membro afetado. Em casos graves, pode ser indicada cirurgia para remoção de pele necrosada.

Também deve ser fechada a ferida que permitiu a entrada da bactéria, o que pode ocorrer por meio de medicamentos tópicos.

 

 

*Matéria feita com base em entrevistas e informações deste conteúdo: www.ativosaude.com/saude-da-pele/erisipela