Entenda doença que fez repórter demitida pela Globo ser recontratada

04 de julho de 2019

|

POR Ligia Lotério

A jornalista Izabella Camargo, famosa por participar de telejornais da TV Globo, teve de ser readmitida na emissora após liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho nesta quinta-feira (4).

A repórter foi demitida no fim do ano passado após retornar de licença médica motivada pelo diagnóstico de síndrome de burnout, doença provocada por esgotamento físico e mental. Continue lendo para saber mais sobre o transtorno.

Izabella Camargo volta à Globo após burnout

A demissão de Izabella ocorreu em novembro de 2018, logo após retorno de licença médica de seis meses. Na época, a apresentadora chegou a declarar que o motivo do afastamento foi a síndrome de burnout. “Ela vem pra te poupar de doenças mais graves ainda. Infelizmente, existe muito preconceito em torno dela. Não desejo a ninguém o que senti e o que ainda sinto”, disse em entrevista ao UOL.

A jornalista, que tem passagem pela Band, estava há seis anos na emissora Global, período no qual participou de importantes telejornais, como Bom Dia Brasil e SPTV.

O que é síndrome de burnout?

Chamada popularmente de “estafa profissional”, burnout é uma doença causa pelo estresse excessivo, geralmente relacionado ao trabalho, que leva ao esgotamento do sistema nervoso central, que por sua vez se reflete em sintomas mentais e físicos.

O problema é comum em profissionais da saúde, professores, bombeiros e policiais. Embora seja mais associado a atividades laborais, também pode ocorrer por outras razões, como estudo e maternidade.

Sintomas físicos e mentais

Os principais sintomas incluem cansaço mental e físico, ansiedade, depressão, baixa autoestima, escassez ou excesso de sono, alteração no apetite, perda de empatia, pessimismo, dor de cabeça e dor no estômago.

Como tratar?

O tratamento inclui administração de medicamentos para aliviar os sintomas, como ansiolíticos e antidepressivos, psicoterapia e afastamento da atividade desencadeadora de estresse.

Fonte

Mayo Clinic. Job burnout: How to spot it and take action. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/in-depth/burnout/art-20046642