Dia D de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado

Atualizado em 18 de outubro de 2019

|

POR Ligia Lotério

O Dia D de Vacinação contra o Sarampo será realizado no sábado (19) com o intuito de estimular a população a se imunizar contra a doença, cujo número de casos vem aumentando no Brasil. O evento, que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, mobilizará postos de saúde de todo o País.

O objetivo é imunizar crianças entre seis meses e 4 anos de idade, faixa etária justificada pelo fato de bebês serem 12 vezes mais vulneráveis à doença do que pessoas de outras idades~.

Dia D de Vacinação contra o Sarampo

O Dia D de Vacinação contra o Sarampo faz parte da primeira fase da campanha lançada no início de outubro pelo Ministério da Saúde. A segunda fase, que vai de 18 a 30 de novembro, terá como foco pessoas de 20 a 29 anos.

O objetivo é imunizar 20% dos brasileiros ao longo da campanha. Vale lembrar que, como não há tratamento específico para sarampo, a única maneira de evitá-lo é tomando a vacina dupla viral, tríplice viral ou tetra viral, cuja escolha dependerá da faixa etária e localidade do paciente.

Casos de sarampo

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, de janeiro a setembro deste ano foram confirmados mais de 6 mil casos de sarampo, sendo que 81% foram registrados de julho a setembro. A facilidade de contágio ocorre pois a transmissão se dá por via aérea, ou seja, quando o indivíduo infectado tosse, fala ou respira próximo a outras pessoas.

Mais de 96% das infecções ocorreram em São Paulo, principalmente na região metropolitana. As demais se concentraram no Paraná, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Pernambuco.

Apesar de poucos casos culminarem em morte, há chance de complicações e sequelas irreversíveis, como encefalite aguda e surdez definitiva.